MOVIMENTOS DO PENSAMENTO: CENÁRIOS DA FILOSOFIA DO CORPO NO BRASIL

Autores

  • Terezinha Petrucia da Nóbrega UFRN
  • Liege Monique Filgueiras Silva Secretaria Municipal de Educação - Natal/RN
  • Avelino Aldo de Lima Neto IFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3047

Palavras-chave:

Filosofia do Corpo, Corpo, Educação, Filosofia no Brasil.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar um panorama geral dos estudos de Filosofia do Corpo no Brasil. Partimos de uma contextualização filosófica acerca desse domínio de estudos para, em seguida, descrever a paisagem histórica de seu percurso no país. Posteriormente, apresentamos um recorte das pesquisas desenvolvidas no país de 2011 a 2012, concentrando-nos nos âmbitos dos programas de pós-graduação em Filosofia e em Educação. Por fim, analisamos as implicações epistemológicas dos atuais estudos e traçamos possibilidades de sua continuidade no cenário brasileiro de investigação.

Biografia do Autor

Avelino Aldo de Lima Neto, IFRN

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Graduado em Filosofia pelo Instituto Salesiano de Filosofia (2008). Mestre em Filosofia pela UFRN (2011) e Doutorando em Ciências da Educação pela UFRN/Université Paul Valéry - Montpellier III. Interessa-se principalmente por estudos em Ética e Filosofia da Educação. Atualmente, desenvolve atividades de pesquisa cujo foco se circunscreve nas interfaces entre corpo, subjetivação e educação, com base no instrumental teórico advindo dos pensamentos de Michel Foucault e Merleau-Ponty. Deste foco, desdobram-se temas como cuidado de si, estética, relações de poder e filosofias do corpo. Lattes: http://lattes.cnpq.br/3231870235953025

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Publicado

26/06/2015

Edição

Seção

Dossiê