BACHELARD: REFLEXÕES PARA O ENSINO DE FILOSOFIA EM AGRONOMIA E VITICULTURA
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.5344Resumo
O presente artigo pretende fazer um relato acerca do ensino da disciplina Filosofia no âmbito dos cursos de Agronomia e Enologia do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Por meio de um estudo mais aprofundado da recepção das obras de Bachelard nas diversas ciências, foi possível entender que é possível uma ontogênese de uma epistemologia dessas ciências agrárias também. François Dagognet, que valendo-se de ser um dos principais discípulos de Bachelard, criou toda uma epistemologia das ciências da terra, como também escreveu importantes escritos para a Agronomia no seu livro Des revolutions vertes que envolvem questões como a relação da própria filosofia com a agroecologia. Já no caso da Viticultura e Enologia, Bachelard, em seus diálogos com o parceiro intelectual Gaston Roupnel, em Terra e devaneios do repouso, escreveu sobre as relações do vinho com a alquimia. Um importante estudo que resgata aspectos das ciências que foram esquecidas e negadas pela ciência moderna. Ora, nesse sentido, o presente escrito tem um vasto arcabouço para dialogar essas possibilidades de expansão dos limites e fronteiras da própria filosofia no contexto do ensino técnico.Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico. Trad. Estela Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
______. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
DAGOGNET, F. Des révolutions vertes. Histoire et principes de V agronomie, Paris, Hermann, 1973
HERVÉ, Jean Jacques. Bachelard et l’agronomie. IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
LECOURT, Dominique. Comment boire une métaphore? IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
LIBIS, Jean. Bachelard et le vin. IN: NOUVEL, Pascal. Actualité et posterités de Gaston Bachelard. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.
ROUPNEL, Gaston. Sixième Partie – La Vigne. IN: _______. Histoire de la campagne française. Paris: Graset, 1932. pp. 184-195.
SCRUTON, Roger. Bebo, Logo Existo. Trad. Cristina Cupertino. São Paulo: Octavo, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado