As ORIGENS DO PENSAMENTO METAFÍSICO DE ARTHUR SCHOPENHAUER
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2025.19008Resumo
O presente artigo tem como intuito expor, de modo sucinto, quais foram as bases histórico-filosóficas em que Arthur Schopenhauer edifica a sua filosofia, isto é, em como Schopenhauer constituiu sua metafísica da Vontade. Para essa exposição, o percurso tomado aqui se dará a partir do entendimento em que Schopenhauer obteve das doutrinas filosóficas orientais, especificamente o budismo e o hinduísmo, por meio dos livros sagrados dos hindus, as Upanishads, e o pensamento filosófico ocidental. Em referência à filosofia ocidental, será verificado como o filósofo de Frankfurt buscou como base para a formulação de seu pensamento, especificamente, as filosofias de Platão e Immanuel Kant, filósofos que o próprio Schopenhauer considerava como fundamentais para a concepção e entendimento de sua doutrina filosófica da Vontade. Em síntese, a nossa finalidade aqui será evidenciar quais foram as influências obtidas por Schopenhauer na edificação de seu pensamento filosófico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado