SIMULADOR PHET COLORADO NO ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
O presente relato descreve uma experiência didática realizada com foco no ensino das Leis de Newton, enfatizando a primeira Lei de Newton, a Lei da Inércia. A atividade ocorreu em uma turma de 3° período da licenciatura em Física, utilizando o simulador “Forças e Movimento” da plataforma PhET Colorado. A escolha da ferramenta se deu pela sua capacidade de tornar visual e interativa uma lei física frequentemente abstrata para os alunos. A atividade foi estruturada em três etapas: uma introdução teórica breve, a exploração orientada do simulador e uma discussão coletiva sobre os fenômenos observados. Durante a simulação, os alunos puderam investigar como a ausência de força resultante afeta o movimento de um corpo, observando comportamentos típicos da inércia. O envolvimento dos estudantes foi significativo, com perguntas e comentários que demonstraram apropriação do conteúdo. A experiência indicou que o uso de recursos interativos pode contribuir para um aprendizado mais significativo, promovendo maior compreensão conceitual e participação ativa dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.