BRINQUEDO E FORMAÇÃO: VIVENCIALIDADES NO MUSEU DO BRINQUEDO POPULAR
Palavras-chave:
brinquedo, formação humana, ludicidadeResumo
Esta pesquisa foi desenvolvida no Museu do Brinquedo Popular, situado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, campus Natal Cidade Alta. Têm por objetivo investigar qual a importância do brinquedo para a formação humana das crianças na faixa etária de 3 a 7 anos de idade que visitam o Museu do Brinquedo Popular, como também investigar que vivencialidades são possíveis nessas visitas. Para tanto, este trabalho seguiu a metodologia de uma pesquisa descritiva e qualitativa, onde o instrumento usado para coletar as observações foi um diário de bordo. Assim, foi possível chegar à conclusão do quanto o brinquedo é importante como elemento pedagógico, através da ludicidade no processo de formação das crianças. Percebemos, também, que ao visitar o Museu, as crianças poderiam vivenciar práticas que influenciariam em seu processo de formação humana por meio do brinquedo e do brincar, trabalhando de forma lúdica, valores, que ajudarão a desenvolver o comprometimento com seu meio social, possibilitando ser um cidadão constituído de afetividade, sensibilidade, por ter experienciado a criatividade e seu imaginário através dessas experiências.
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