RELATO DE ATIVIDADES DA ELABORAÇÃO DO MANUAL PARA O LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE ENSINO DE FÍSICA

Autores/as

Resumen

Neste trabalho, relata-se atividades do projeto de ensino “Elaboração de Manual de Aulas Experimentais para o Laboratório de Ensino de Física do Campus São Paulo do Potengi”, cujo objetivo foi produzir um manual de aulas experimentais o qual será utilizado nas aulas práticas realizadas no Laboratório Experimental de Ensino de Física (LEEF) com os estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus São Paulo do Potengi (IFRN). O Projeto de Ensino foi desenvolvido em 3 etapas. Inicialmente, realizou-se um levantamento  de todos os experimentos que compõe o LEEF do Campus São Paulo do Potengi. Esses experimentos foram catalogados numa tabela de acordo com as frentes da Física: Mecânica, termodinâmica, ondulatória, óptica, eletricidade e física moderna. Nessa primeira etapa também foram testados e realizados registros fotográficos dos experimentos. Em seguida, elaborou-se os roteiros para todos os experimentos contemplando a sequência: tema, objetivo, fundamentação teórica, materiais utilizados, imagem da montagem do experimento, o procedimento experimental, análise dos resultados, conclusões e referências. Por fim, o material foi organizado, em arquivo único, formatado e diagramado constituindo o manual para ser utilizado nas aulas experimentais. Seu relatório será disponibilizado no repositório institucional  Memoria, e o Manual de Aulas Experimentais ficará disponível para ser utilizado nas aulas experimentais do LEEF.

Biografía del autor/a

Ubaldo Fernandes Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestre em Ensino de Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte; Especialista em Física Moderna e Contemporânea para o ensino Médio pela Universidade Católica de Brasília (UCB-Virtual); Graduado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2011). Atualmente é professor EBTT efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Santa Cruz e desenvolve um projeto de pesquisa envolvendo a utilização de mídias digitais e ferramentas do e-learning no Ensino Médio da Rede Pública (IFRN e Escolas Estaduais) e Privadas de Santa Cruz RN. Além de ter experiência na área de Ensino de Física, com ênfase em Termodinâmica.

Anderson Luiz Pinheiro de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor em Ciências Climáticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016), Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e Graduado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - campus São Paulo do Potengi.

Saulo Carneiro Maciel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professor da rede federal desde 2011 é Graduado em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2005), mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011), atuando principalmente nos seguintes temas: astrofísica, física e ensino de física.

Wenderson DA SILVA NASCIMENTO, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Ensino fundamental primeiro grau pela Eficácia Colégio e Curso (2014) e ensino fundamental primeiro grau pela Escola Municipal Alice Garcia Freire (2020). Ensino médio técnico integrado em andamento pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Publicado

17/09/2025

Cómo citar

Almeida, U. F., Pinheiro de Oliveira, A. L., Carneiro Maciel, S., & DA SILVA NASCIMENTO, W. (2025). RELATO DE ATIVIDADES DA ELABORAÇÃO DO MANUAL PARA O LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DE ENSINO DE FÍSICA. Cuca: Saber Em Foco, 1(3). Recuperado a partir de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18971

Número

Sección

Relatos de Experiência