CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS
Abstract
O ensino tradicional de Ciências, pautado em conceitos e métodos estáticos, tem sido confrontado pela tecnologia. No ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais, o uso de metodologias tradicionais, como aulas expositivas, pode não ser suficiente para alcançar o aprendizado dos alunos, já que do outro lado temos redes sociais que são mais atrativas. Para promover uma aprendizagem significativa, é importante agregar metodologias mais dinâmicas e métodos ativos, como jogos didáticos. Essas metodologias permitem que os alunos se envolvam mais com o conteúdo e construam seu conhecimento de forma significativa. Assim, os jogos didáticos são uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem de Ciências, pois podem ajudar os alunos a compreenderem conceitos e ideias, desenvolver habilidades e motivar a aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático, a fim de servir como ferramenta pedagógica para concretizar o aprendizado dos conteúdos do sistema digestório no 8º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. O jogo produzido é um jogo de tabuleiro com situações problemas, relacionando funções e distúrbios e problemas de saúde. Percebemos ao produzir o jogo que além de funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino, pode promover também a motivação e envolvimento do docente.
Palavras-chaves: Jogos didáticos; Sistema digestório; Ensino de ciências; Aprendizagem significativa.