DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES A PARTIR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Authors

  • Vládia Kelly de Araújo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marlete Melo de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Arthur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Abstract

O presente trabalho aborda o tema do brincar na educação infantil de forma objetiva, contendo
informações obtidas através de fontes bibliográficas. Dessa forma, buscamos investigar a
importância do brincar na educação infantil, analisando como o brincar pode influenciar o
imaginário infantil, explorar a relação do brincar e o desenvolvimento da linguagem e, por fim,
identificar o papel do professor na mediação da brincadeira. Para o desenvolvimento do trabalho
temos como pergunta norteadora: Qual a importância da brincadeira para o desenvolvimento
da criança na educação infantil? A pesquisa teve o intuito de buscar conhecimentos de autores
como Vigotsky (1994), Piaget (1998), Ariès (1986), Kishimoto (2010), entre outros, para
aprofundar os saberes sobre a importância do brincar na Educação Infantil. Acreditamos que, a
partir da realização desta pesquisa foi possível identificar que o brincar é capaz de promover a
aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

Author Biographies

Vládia Kelly de Araújo Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES.

Marlete Melo de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES. 

Arthur Cassio de Oliveira Vieira , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES.

Published

28/12/2024

How to Cite

Souza, V. K. de A., de Souza, M. M., & Vieira , A. C. de O. (2024). DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES A PARTIR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Cuca: Saber Em Foco, 1(2). Retrieved from https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/17870