A EDUCAÇÃO LÚDICA COMO POSSIBILIDADE SENSÍVEL
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS LÚDICAS NO MINÍCIPIO DE NATAL/RN
Abstract
O presente estudo dialoga sobre a educação lúdica como possibilidade de práticas sensíveis referente à educação lúdica no munícipio de Natal/RN, com ênfase na zona leste, bairro das Rocas. Tem como objetivo proporcionar a dimensão lúdica em suas possibilidades de sensibilidade na educação. A relevância do tema se dá por contribuir em novas possibilidades educacionais pela via do lúdico. O estudo tem como referencial teórico os seguintes autores: CHAGAS (2017), KISHIMOTO (2010); e TARDIF (2010), com perspectivas de tema do sensível, do lúdico, os saberes e a educação. Como caminho metodológico, o estudo é baseado na pesquisa-ação com procedimento de caráter qualitativa de coleta dados no IFRN Campus Natal Centro Histórico no Laboratório de Prática profissional, Brinquedoteca Potiguar. Como resultados alcançados, a contribuição do lúdico em destacar a possibilidades no alicerce da educação para sensibilidade; a formulação de práticas lúdicas educativas e a identificação nas possibilidades educativas pela via do lúdico. A experiência é consolidada em diálogo com o Grupo de Pesquisa em Esporte, Lazer e Sociedade (GPLES-IFRN) e o Laboratório de Estudos Lúdicos Para a Autoformação (LUPA- IFRN).