EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM LAZER: Uma análise dos cursos dos Institutos Federais do Rio Grande do Norte e de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.15628/cuca.2024.14152Abstract
Objetiva-se identificar e comparar, buscando similitudes e diferenças existentes entre os Projetos Político Pedagógicos do Curso Técnico Integrado em Lazer dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e de São Paulo (IFSP). A pesquisa dialoga com autores que discutem a educação profissional de nível médio no Brasil por meio de uma abordagem qualitativa para apresentar uma análise documental comparativa entre os dois cursos, ancorada na técnica de análise de conteúdo. Enfatiza-se as concepções envolvidas nas diretrizes que guiaram a elaboração do PPC de cada um dos cursos, bem como as influências teóricas presentes em cada proposta pedagógica no tocante às competências e perfil profissional, regulamentadores da formação profissional e tecnológica de nível médio nos Institutos Federais de Educação do país. Espera-se que diante da escassa produção acadêmica identificada no campo da formação técnica e tecnológica em lazer, esse trabalho ao propor uma análise comparativa e descritiva no âmbito dessa formação com ênfase no ensino médio, contribua para uma compreensão mais alargada sobre o tema para que se possa refletir sobre o rompimento com a concepção apenas pragmática dessa formação, passando a compreendê-la envolvida por dimensões que contemplem seus fundamentos biopsicossociais alinhados ao contexto sócio-histórico e cultural.