AMBIENTE DOMICILIAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: brincadeiras e desenvolvimento motor de crianças com autismo

Authors

  • Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE - UNI-RN https://orcid.org/0000-0003-2150-5190
  • Isaack Costa Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DOI:

https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13815

Keywords:

família, desenvolvimento motor, autism, isolamento social.

Abstract

Objetivo: avaliar as oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor de crianças com autismo durante o período de pandemia do COVID-19. Metodologia: Pesquisa descritiva. Amostra: 08 responsáveis de crianças com autismo. Utilizou-se o Affordances in the Home Environment for Motor Development. Resultados:  No espaço exterior a classificação foi “fraco”; no espaço interior e variedade de estimulação “muito bom”. No fornecimento de materiais de motricidade fina e grossa “muito fraca”. E a classificação final “média”. Conclui-se que os ambientes domiciliares têm oferecido oportunidades para o desenvolvimento motor das crianças com autismo no espaço interior com variedade de estimulação.

Author Biographies

Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE - UNI-RN

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA / COMPORTAMENTO MOTOR

Isaack Costa Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

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Published

08/02/2024

How to Cite

Medeiros, R. C. da S. C. de, & Oliveira, I. C. (2024). AMBIENTE DOMICILIAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: brincadeiras e desenvolvimento motor de crianças com autismo. Cuca: Saber Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13815