Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Cuca: Saber em Foco é periódico multidisciplinar de divulgação científica e tecnológica que tem como missão a publicização de artigos científicos originais e inéditos, baseados em pesquisa científicas, ensaios, estados da arte, relatos de experiências e resenhas críticas e informativas no campo das ciências da cultura, atendendo às necessidades de investigação nas áreas de esporte, lazer, turismo, artes, educação física, eventos, produção cultural e indústrias criativas, coadunando com os diversos campos do conhecimento. Nesse sentido, a Revista Cuca tem o objetivo de contribuir para a difusão de trabalhos acadêmicos que se inscrevam no campo das ciências da cultura, sob o princípio da ampla e irrestrita difusão do conhecimento, construindo um ambiente que propicia trocas de experiências entre pesquisadores nacionais e estrangeiros.

Processo de Avaliação pelos Pares

As colaborações científicas submetidas à Revista Cuca serão avaliadas, inicialmente, quanto aos seu caráter científico, originalidade e ineditismo, relevância temática, clareza, consistência teórica e metodológica do conteúdo, atualidade, qualidade do texto e seu alinhamento em relação ao foco e escopo da revista. Os artigos poderão ser redigidos em português, espanhol, francês e inglês, já revisados em seu idioma de origem, baseados nas normas da ABNT. Todos os artigos submetidos a revista passarão pela verificação do programa Ithenticate (software ?ntiplágio).

Quando o trabalho submetido não for adequado à política editorial da Revista, será arquivado e a decisão será comunicada aos autores. Quando o trabalho apresentar pertinência e o caráter de originalidade, a avaliação prossegue no sistema de revisão por pares, a cargo dos parecerias ad hoc.

Para publicação, é necessária dupla aprovação. Havendo divergência entre os pareceres, os textos serão encaminhados a um terceiro parecerista. Os pareceristas poderão: aceitar o artigo, solicitar revisões ou rejeitar. Qualquer uma das hipóteses é justificada por um parecer descritivo. Quando um ou os dois pareceristas solicitam reformulações, o trabalho é devolvido ao autor, solicitando que considere os pareceres e reformule o artigo. Quando o autor reenvia o texto reformulado, segundo as sugestões dos pareceristas, ele é reavaliado. Quando os dois pareceristas aceitam o trabalho, ele passa à fase seguinte. Quando os dois pareceristas recusam o trabalho, o artigo é arquivado.

Não serão publicados artigos que apresentem a reprodução de projetos, relatórios de pesquisa, capítulos de teses ou dissertações, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos já publicados em anais e periódicos nacionais ou estrangeiros, relatos de experiências e artigos descritivos, sem a problematização e o devido tratamento teórico-metodológico do tema.

O tratamento ético da pesquisa, à qual o artigo se refere, é de responsabilidade dos autores que poderá ter apenas um artigo em tramitação. Os artigos submetidos à Revista Cuca que envolvam seres humanos e animais devem estar de acordo com a legislação vigente. O parecer do comitê de ética deve vir anexado ao artigo.


Os artigos aceitos para publicação poderão sofrer revisões editoriais para facilitar sua clareza e entendimento sem alterar seu conteúdo, somente irá para publicação mediante aprovação do autor (es) do artigo. O tempo médio entre a submissão do artigo e a publicação é de aproximadamente, 6 meses.

Os trabalhos serão disponibilizados integralmente no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN em revistas científicas: http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/revistas-cientificas, sendo todo conteúdo disponibilizado com livre acesso, podendo os artigos serem lidos, descarregados, copiados, distribuídos, impressos e/ou pesquisados, desde que referenciados ou dados os créditos aos autores.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte