SIMULADOR PHET COLORADO NO ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Resumo

O presente relato descreve uma experiência didática realizada com foco no ensino das Leis de Newton, enfatizando a primeira Lei de Newton, a Lei da Inércia. A atividade ocorreu em uma turma de 3° período da licenciatura em Física, utilizando o simulador “Forças e Movimento” da plataforma PhET Colorado. A escolha da ferramenta se deu pela sua capacidade de tornar visual e interativa uma lei física frequentemente abstrata para os alunos. A atividade foi estruturada em três etapas: uma introdução teórica breve, a exploração orientada do simulador e uma discussão coletiva sobre os fenômenos observados. Durante a simulação, os alunos puderam investigar como a ausência de força resultante afeta o movimento de um corpo, observando comportamentos típicos da inércia. O envolvimento dos estudantes foi significativo, com perguntas e comentários que demonstraram apropriação do conteúdo. A experiência indicou que o uso de recursos interativos pode contribuir para um aprendizado mais significativo, promovendo maior compreensão conceitual e participação ativa dos alunos.

Biografia do Autor

Karlo Sérgio , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Física- UFRN-(2012), Matemática -UFRN-(2014), Gestor em Recursos Humanos- UNIVERSIDADE ANHANGUERA- (2013), Pós-Graduando em Gestão de Pessoas e Liderança - BARÃO DE MAUÁ, Mestre em Matemática – UFRN. Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Santa Cruz.

Downloads

Publicado

05/11/2025

Como Citar

Firmino, E., & Medeiros Leopoldino , K. S. (2025). SIMULADOR PHET COLORADO NO ENSINO DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Cuca: Saber Em Foco, 1(3). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/19072

Edição

Seção

Relatos de Experiência