CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS

Autores

Resumo

O ensino tradicional de Ciências, pautado em conceitos e métodos estáticos, tem sido confrontado pela tecnologia. No ensino de Ciências no Ensino Fundamental-Anos Finais, o uso de metodologias tradicionais, como aulas expositivas, pode não ser suficiente para alcançar o aprendizado dos alunos, já que do outro lado temos redes sociais que são mais atrativas. Para promover uma aprendizagem significativa, é importante agregar metodologias mais dinâmicas e métodos ativos, como jogos didáticos. Essas metodologias permitem que os alunos se envolvam mais com o conteúdo e construam seu conhecimento de forma significativa. Assim, os jogos didáticos são uma estratégia eficaz para promover a aprendizagem de Ciências, pois podem ajudar os alunos a compreenderem conceitos e ideias, desenvolver habilidades e motivar a aprendizagem. Dessa forma, esse trabalho teve como objetivo elaborar um jogo didático, a fim de servir como ferramenta pedagógica para concretizar o aprendizado dos conteúdos do sistema digestório no 8º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. O jogo produzido é um jogo de tabuleiro com situações problemas, relacionando funções e distúrbios e problemas de saúde. Percebemos ao produzir o jogo que além de funcionar como ferramenta pedagógica para o ensino, pode promover também a motivação e envolvimento do docente.

Palavras-chaves: Jogos didáticos; Sistema digestório; Ensino de ciências; Aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Leidiane Barbosa da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Licenciada em Ciências Biológicas (UFRN), Mestra em Bioquímica e Biologia Molecular (UFRN), especialista em Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica (IFRN) e especialista em ciências da natureza, suas tecnologias e o mundo do trabalho (UFPI). Tem experiência em projetos de iniciação cientifica como bolsista, projeto de monitoria na área de ensino de Bioquímica com uso de TICs. Fez parte do programa de iniciação à docência (PIBID) - Subprojeto- Interdisciplinar. Atualmente, desenvolve atividades de docência nos anos finais do fundamental II e ensino médio.

 

Emiliana Souza Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutora em Estudos da Linguagem (UFRN),
Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRN).
Tem experiência e realiza estudos com foco na formação docente na educação básica, tecnológica e profissional no contexto do ensino superior, na graduação e pós-graduação.

 

Mariana Santana Santos Pereira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente de Biologia do IFRN e pesquisadora e orientadora dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Ensino de Ciências Naturais na Educação Básica e Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido do IFRN. Atua nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educação Ambiental, Experimentação, composição química e atividades biológicas de biomoléculas extraídas de algas marinhas.

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Publicado

29/12/2024

Como Citar

da Silva, L. B., Souza Soares, E., & Santana Santos Pereira da Costa, M. (2024). CORRIDA DOS ALIMENTOS: PROPOSTA DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS. Cuca: Saber Em Foco, 1(2). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18101