DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES A PARTIR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Vládia Kelly de Araújo Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marlete Melo de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Arthur Cassio de Oliveira Vieira Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

O presente trabalho aborda o tema do brincar na educação infantil de forma objetiva, contendo
informações obtidas através de fontes bibliográficas. Dessa forma, buscamos investigar a
importância do brincar na educação infantil, analisando como o brincar pode influenciar o
imaginário infantil, explorar a relação do brincar e o desenvolvimento da linguagem e, por fim,
identificar o papel do professor na mediação da brincadeira. Para o desenvolvimento do trabalho
temos como pergunta norteadora: Qual a importância da brincadeira para o desenvolvimento
da criança na educação infantil? A pesquisa teve o intuito de buscar conhecimentos de autores
como Vigotsky (1994), Piaget (1998), Ariès (1986), Kishimoto (2010), entre outros, para
aprofundar os saberes sobre a importância do brincar na Educação Infantil. Acreditamos que, a
partir da realização desta pesquisa foi possível identificar que o brincar é capaz de promover a
aprendizagem e o desenvolvimento das crianças.

Biografia do Autor

Vládia Kelly de Araújo Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES.

Marlete Melo de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES. 

Arthur Cassio de Oliveira Vieira , Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus CERES.

Downloads

Publicado

28/12/2024

Como Citar

Souza, V. K. de A., de Souza, M. M., & Vieira , A. C. de O. (2024). DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM: POSSIBILIDADES A PARTIR DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL . Cuca: Saber Em Foco, 1(2). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/17870