AMBIENTE DOMICILIAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: brincadeiras e desenvolvimento motor de crianças com autismo
DOI:
https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13815Palavras-chave:
família, desenvolvimento motor, autism, isolamento social.Resumo
Objetivo: avaliar as oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor de crianças com autismo durante o período de pandemia do COVID-19. Metodologia: Pesquisa descritiva. Amostra: 08 responsáveis de crianças com autismo. Utilizou-se o Affordances in the Home Environment for Motor Development. Resultados: No espaço exterior a classificação foi “fraco”; no espaço interior e variedade de estimulação “muito bom”. No fornecimento de materiais de motricidade fina e grossa “muito fraca”. E a classificação final “média”. Conclui-se que os ambientes domiciliares têm oferecido oportunidades para o desenvolvimento motor das crianças com autismo no espaço interior com variedade de estimulação.
Referências
BARBOSA, André Machado et al. Os impactos da pandemia covid-19 na vida das pessoas com transtorno do espectro autista. Revista da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, v. 24, n. 48, p. 91-105, 2020.
BEZERRA, Alana Simões et al. O brincar na infância e o professor de educação física. LICERE-Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 17, n. 1, 2014.
BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID-19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2411-2421, 2020.
CIPRIANO, Monera Sampaio; DE ALMEIDA, Marcos Teodorico Pinheiro. O brincar como intervenção no transtorno do espectro do autismo. Extensão em Ação, v. 2, n. 11, p. 78-91, 2016.DA SILVA SOUSA, Débora de Lourdes et al. DESAFIOS EXPLICITADOS POR FAMÍLIAS DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19.
DE SOUSA, Jefferson Martins; DE MEDEIROS, Humberto Jefferson. Oportunidades de estimulação motora e o desenvolvimento de crianças autistas. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 61846-61856, 2020.
DIAS, Adelaide Alves; SANTOS, Isabelle Sercundes; DE ABREU, Adams Ricardo Pereira. Crianças com transtorno do espectro autista em tempos de pandemia: contextos de inclusão/exclusão na Educação Infantil. Zero-a-Seis, v. 23, n. Especial, p. 101-124, 2021.
GOMES, Paulyane TM et al. Autismo no Brasil, desafios familiares estratégias de superação: revisão sistemática. Jornal de Pediatria, v. 91, n. 2, p. 111-121, 2015.
LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. In: Rev. Bras. Educação Especial, 2014, São Paulo. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações sociais no contexto escolar. Marília: Emellyne Lima de Medeiros Dias
LEMOS, Nádia Maria Ribeiro SALOMÃO, Cibele Shírley AGRIPINO-RAMOS, 2014. v. 20, p. 117-130.
LEVIN, E. A infância em Cena. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MAIA FILHO, Antônio Luiz Martins et al. A importância da família no cuidado da criança autista/ The importance of the family in the care of autist children. Saúde em Foco, v. 3, n. 1, p. 66-83, 2016.
NOBRE, Francisco Salviano Sales et al. Affordances em ambientes domésticos e desenvolvimento motor de pré-escolares. Pensar a prática, Goiania, UFG. Vol. 15, n. 3 (jul./set. 2012), p. 652-668, 2012.
MARQUES, Juracy C. Compreensão do comportamento: ensaio de psicologia do desenvolvimento e de suas pautas para o ensino. Porto Alegre: Globo, 1979.
MEDINA-PAPST, Josiane; MARQUES, Inara. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum, v. 12, n. 1, p. 36-42, 2010.
NOGUEIRA, Ítalo Camilo da Silva. Educação ambiental inclusiva: a criação de um brinquedo para as pessoas com autismo, estimulando a aprendizagem sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. Doutorado em Tecnologia Ambiental, 2019.
PACHECO, Fernanda Pimentel et al. a criança protagonista na construção de brinquedos com sucata e material reciclável no espaço do Labrinca. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, v. 6, n. 7, p. 1-16, 2009.
PADILHA, Juliana Falcão; SEIDEL, Enio Júnior; COPETTI, Fernando. Análise do desenvolvimento motor e qualidade do ambiente domiciliar de crianças pré-escolares. Saúde (Santa Maria), v. 40, n. 1, p. 99-108, 2014.
PAYNE, V. Gregory; ISAACS, Larry D. Human motor development: A lifespan approach. Routledge, 2017.
PENATIERI, Talita Brasileiro Vaz; CHICON, José Francisco; ARAÚJO, Fabiana Zanol. A intervenção educativa na brincadeira da criança com autismo. Revista Educação Especial em Debate, v. 4, n. 8, p. 22-37, 2019.
PLAUTZ, Ander Niumar. O aluno autista nas aulas de educação física–as dificuldades e os caminhos para o processo de inclusão. Anais do Seminário Internacional de Educação (SIEDUCA), v. 1, n. 1, 2017.
QUEIROZ, Norma Lucia Neris de; MACIEL, Diva Albuquerque; BRANCO, Angela Uchôa. Brincadeira e desenvolvimento infantil: um olhar sociocultural construtivista. Paidéia (Ribeirão Preto), v. 16, n. 34, p. 169-179, 2006.
RICARDO, Lorena Santos; ORTEGA, Antonio Carlos; CANAL, Cláudia Patrocinio Pedrosa. Transtorno do Espectro Autista e Ludicidade: interações sociais e brincadeiras de um menino com Síndrome de Asperger. Ciências & Cognição, v. 20, n. 2, 2015.
SILVA, Liliane Faria; CABRAL, Ivone Evangelista; CHRISTOFFEL, Marilda Moreira. Conhecendo a interação social nas brincadeiras das crianças com câncer em tratamento ambulatorial: subsídios para o cuidado de enfermagem. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, 2010.
THOMAS, J.R. NELSON, J. K. E SILVERMAN, S. J. Métodos de Pesquisa em Atividade Física. Artmed Editora S/A, (Porto Alegre) 6a, 478 p, 2012.
WILLRICH, Aline; DE AZEVEDO, Camila Cavalcanti Fatturi; FERNANDES, Juliana Oppitz. Desenvolvimento motor na infância. Revista Neurociências, v. 17, n. 1, p. 51-56, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cuca: Saber em Foco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.