AMBIENTE DOMICILIAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: brincadeiras e desenvolvimento motor de crianças com autismo

Autores

  • Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE - UNI-RN https://orcid.org/0000-0003-2150-5190
  • Isaack Costa Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DOI:

https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13815

Palavras-chave:

família, desenvolvimento motor, autism, isolamento social.

Resumo

Objetivo: avaliar as oportunidades do ambiente domiciliar para o desenvolvimento motor de crianças com autismo durante o período de pandemia do COVID-19. Metodologia: Pesquisa descritiva. Amostra: 08 responsáveis de crianças com autismo. Utilizou-se o Affordances in the Home Environment for Motor Development. Resultados:  No espaço exterior a classificação foi “fraco”; no espaço interior e variedade de estimulação “muito bom”. No fornecimento de materiais de motricidade fina e grossa “muito fraca”. E a classificação final “média”. Conclui-se que os ambientes domiciliares têm oferecido oportunidades para o desenvolvimento motor das crianças com autismo no espaço interior com variedade de estimulação.

Biografia do Autor

Rafaela Catherine da Silva Cunha de Medeiros, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN CENTRO UNIVERSITÁRIO DO RIO GRANDE DO NORTE - UNI-RN

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA / COMPORTAMENTO MOTOR

Isaack Costa Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

ÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

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Publicado

08/02/2024

Como Citar

Medeiros, R. C. da S. C. de, & Oliveira, I. C. (2024). AMBIENTE DOMICILIAR EM PERÍODO DE PANDEMIA: brincadeiras e desenvolvimento motor de crianças com autismo. Cuca: Saber Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13815