METODOLOGIA DO ENSINO DA DANÇA: trânsito entre vida e arte

Autores

  • ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6674

Palavras-chave:

Artes. Dança. Ensino. Extensão.

Resumo

O curso de extensão do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará-campus Morada Nova, agrega conhecimentos sobre práticas educativas em dança.  O mesmo possui uma carga horária de 40 horas e é o primeiro curso na área de Artes e Educação Física ofertado pelo campus. Na turma estão matriculados 36 alunos, de várias cidades do vale do Jaguaribe, entre elas: Morada Nova, Limoeiro do Norte, Jaguaretama, Jaguaruana, Russas e Tabuleiro do Norte. Entre os alunos estão discentes e docentes de Educação Física, artistas, dançarinos, professores de dança e profissionais diversos da área de humanas que trabalham com a temática da dança. O curso utilizou de metodologia de aulas práticas e expositivas, e englobou conteúdos do histórico da dança, estilos de dança, planos de aula, programas, projetos e editais, composição coreográfica, atuação profissional e educativa em dança, além de apresentações artísticas. Um dos objetivos do curso que é fomentar o tripé ensino-pesquisa-extensão. Os discentes discorrem sobre a trajetória do curso como uma primeira oportunidade de se capacitarem e de apropriarem-se de conhecimentos teóricos e práticos, bem como da importância que o campus Morada Nova deu para eles e para a área, e esperam que as faculdades e universidades deem mais chances como essa para os profissionais da área.

Biografia do Autor

ARLIENE STEPHANIE MENEZES PEREIRA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, na linha de estudos sócio filosóficos sobre o corpo e o movimento humano. Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Graduada em Gestão desportiva e de lazer pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE, campus Fortaleza. Especialista em Arte-Educação e cultura Popular e Especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas. Docente do IFCE-campus Morada Nova. Líder do Corponexões: grupo de pesquisa em corpo, cultura e sociedade. Email:stephanie_ce@hotmail.com

Referências

NÓBREGA, T. P. da. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Livraria Editora da Física, 2010.

________________. Sentir a dança ou quando o corpo se põe a dançar... Natal: IFRN, 2015.

Downloads

Publicado

11/09/2018

Edição

Seção

Artigos Completos