NEPP: CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA POR MEIO DE CONSULTORIA À ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DO RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6738

Palavras-chave:

NEPP, ADEFERN, Consultoria.

Resumo

O presente artigo trata do relato de experiência da ação realizada na Associação dos deficientes físicos do Rio Grande do Norte (ADEFERN), por meio de convênio entre esta e o Núcleo de extensão e prática profissional (NEPP), do IFRN Campus Natal Zona Norte. O objetivo da ação foi de aplicar os conhecimentos técnicos dos alunos do curso tecnólogo em Marketing, de modo a identificar os principais problemas da ADEFERN, e minimizar estes, por meio da prática profissional. A metodologia utilizada foi a de consultoria, iniciada com o diagnóstico da instituição e posterior ações de melhoria. A motivação desta prática se deu pela necessidade de explorar os ensinamentos dados em sala de aula, culminando na aplicação destes conhecimentos. Como principais resultados apontam-se: a análise da matriz SWOT; o desenvolvimento da marca para a rádio da instituição; a elaboração da missão, visão e valores da empresa; Desenvolvimento de mídias sociais, enquanto ferramentas de integração e potencialização de estratégias. 

Biografia do Autor

Manuela Hannah de Mendonça Freire, IFRN

Graduanda do curso de Tecnologia em Marketing - IFRN

Gós graduada em planejamento estratégico em comunicação - UnP /Laureate

Bacharela em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda - UnP

Jadson Silva Pereira, IFRN

Graduanda do curso de Tecnologia em Marketing - IFRN

Denise Cristina Momo, IFRN

Professora de Gestão e Negócios - IFRN

Mestre em Administração - PPGA/UFRN

Coordenadora do projeto Núcleo de Extensão e Prática Profissional NEPP Studio Criativo do IFRN Natal Zona Norte

Marlene Medeiros, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Professora de Gestão e Negócios do IFRN

Mestre em Administração - PPGA/UFRN

Doutoranda em Admiistração - PPGA/UFRN

Referências

ADEFERN. História da ADEFERN. Blogspot. Abr 2013.

Disponível em:< http://adefern.blogspot.com.br/2013/04/historia-da-adefern.html. >. Acesso em 24 dez. 2017.

ANDION, Maria Carolina. FAVA, Rubens. Gestão empresarial / Fae School. Curitiba: Associação Franciscana de Ensino Bom Jesus, 2002.

CHIAVENATO, I. Administração de Vendas: uma abordagem introdutória. 1. Ed. Rio de Janeiro: Editora Elsevier – Campus, 2005.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25, de junho de 2014. Plano Nacional da Educação. Brasília, DF, jun 2014. Disponível em:< <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm> Acesso em 23 dez. 2017.

GORDON, Ian. Marketing de Relacionamento, Estratégias, Técnicas e Tecnologias para Conquistar Clientes e Mantê-los para Sempre: São Paulo. Editora Futura, 1999. p. 31.

IFRN. Projeto de Extenção Núcleo de Extensão e Prática Profissional - NEPP: Studio Criativo. Disponível em:< https://suap.ifrn.edu.br/projetos/projeto/3031/?tab=dados_projeto> . Acesso em 20 dez. 2017.

PEROTTO. Evandro R. Conceituando a marca pela enunciação: Uma proposta do campo da comunicação. 2007. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da comunicação). – Faculdade de Comunico ação. Universidade de Brasília. Brasília. DF.

Downloads

Publicado

11/09/2018

Edição

Seção

Relatos de Experiências