SHOW DA QUÍMICA: RELATO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3904

Palabras clave:

Show da Química, Experimentos Químicos, Conhecimento científico.

Resumen

A escola pública sofre com o desestímulo dos componentes principais do processo
de ensino–aprendizagem: o professor e os alunos. Na formação dos professores,
em geral, existe uma carência e/ou deficiência, notadamente, na área de ciências
da natureza. Dessa forma, a necessidade de mecanismos que resgatem a qualidade
do ensino nas escolas públicas é iminente. Neste contexto, o IFRN – Campus
Santa Cruz pode desempenhar um papel importante, buscando desenvolver o
conhecimento de Química na região do Trairi através de projetos de extensão
como o Show da Química, no qual se busca promover atividades que ofereçam
condições para promover a difusão e popularização da ciência usando como
ferramenta amostras experimentais itinerantes nas escolas públicas e também por
meio do desenvolvimento de um site de divulgação do referido Projeto. Objetivase,
assim, neste artigo, relatar, em linhas gerais, como foi desenvolvido o projeto
de extensão denominado Show da Química.

Biografía del autor/a

Paulo Roberto Cunha dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE

Formado em Licenciatura em Química (UFRN), Especialização em Psicopedagogia(UNP) e Mestrado em Química Inorgânica (UFRN)

Citas

BALZAR, Newton C. e Sobrinho, José D. (Org.) Avaliação Institucional: teoria e experiências. SP: Cortez, 1995.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica

- Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC: SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais, ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio: documento básico, 2002. Brasília, DF 2001.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura, Secretaria

de Educação Básica, Coleção explorando o ensino; vol. 4 e 5, Brasília, MEC, SEB, 2006.

CLELLAN A. L.Mc. Guia do Professor para Química - Uma Ciência Experimental, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984.

MALDANER, Otávio A. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Revista Química Nova, São Paulo, v.22, n.2, mar/abr. 1999, p. 289-292.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes. 2002.

SEVERINO, Antônio J. A produção do conhecimento na universidade: ensino, pesquisa e extensão. In: Educação & Linguagem. Ano 7 nº 10: 2004.

Publicado

29/12/2015

Número

Sección

Artigos Completos