Projeto Casa Amarela: uma experiência de inclusão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3878

Palavras-chave:

Inclusão, Arte, Equipe multidisciplinar

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a experiência do Projeto de Extensão Casa Amarela – INTERARTE IFRN/CAPS, enquanto processo educativo, artísticocultural de inclusão de pessoas com transtorno mental e dependência, desenvolvido no Campus Natal – Cidade Alta, do IFRN. O projeto é metáfora do sonho do artista Van Gogh e se consolida nas práticas colaborativas de uma equipe multidisciplinar, integrada por docentes, psicóloga, alunos e estagiários do curso de Produção Cultural e dos Centros de Atenção Psicossocial, compromissados com acesso à educação e ao direito cultural. O artigo dividese em introdução, desenvolvimento e considerações finais, utilizando-se da metodologia do DBAE, portfólio e voluntariado para oferta de curso em pintura, desenho, dança e papel reciclado. A relação entre o IFRN e a sociedade instaura um processo terapêutico, que ressignifica estigmas históricos e ameniza o sofrimento emocional para reinserção social de pessoas, para o gozo do direito cultural e do exercício pleno da cidadania.

Biografia do Autor

Mára Beatriz Pucci de Mattos, Campus Natal - Cidade Alta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Formação: Educação Artística - Artes Plásticas. Especialização em Arte, Teoria e Métodos. Mestrado em Educação, Universidade de Passo Fundo, Brasil

Doutorando em Educação - Tecnologias Educativas, Universidade do Minho, PT

Referências

BONGER, Johanna. Biografia de Vincent Van Gogh por sua cunhada Johanna Antonette Bonger. Trad. William Lagos. Porto Alegre: L&PM, 2008.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5/10/1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 26 jul.

EDWARDS, Betty. Exercícios para desenhar com o lado direito do cérebro. Trad. Heitor Pitombo. 1. Reimp. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

EISNER, Eliot. The Roled Of Discipline-Based Art Education in America’s Schools. Getty Education Institute for the Arts: Los Angeles, USA, 1988.

FREIRE. Paulo. Educação com prática de liberdade. 14ª ver. atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GIMENEZ, Marc. O que é estética? São Leopoldo:Editora Unisinos, 1999.

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: [S.n.],2011.

UNESCO. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Salamanca: Espanha, 1997. Disponível em: .Acesso em: 27 jun. 2012.

WALLERSTEIN, Immanuel. As Ciências Sociais no século XXI. Trad. Carina Morgado. New York:Free Press, 1997. Disponível em: <http://www.historiagora.com/dmdocuments Historia3_ciencias_sociais_seculo_XXI.pdf>. Acesso em: 17fev. 2014.

YOUNG, Trevor L. Gestão eficaz de projetos. Trad. Henrique Amar Rêgo Monteiro. São Paulo: Clio, 2007.

Downloads

Publicado

29/12/2015

Edição

Seção

Artigos Completos