CIDADANIA, EXCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: LIMITES E DESAFIOS DA CIDADANIA CONCRETA

Autores

  • Alexandre Medeiros Araújo Instituto Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialogos.2015.3874

Palavras-chave:

Exclusão, Cidadania, Justiça

Resumo

Este projeto de extensão foi motivado em função da urgente necessidade de se resgatar o papel da educação em seu compromisso com a construção da Cidadania. O objetivo do projeto consistiu em levar os alunos ao reconhecimento dos principais desafios e limites da Cidadania atual a partir dos casos concretos de exclusão do seu exercício. O método adotado foi o levantamento e análise dos principais casos de exclusão contrastando com aquilo que a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Constituição Federal do Brasil proclamam, ou seja, apresentando as contradições entre a lei e os casos concretos visíveis no dia a dia da comunidade local. Ao fazer isso, o projeto tem sensibilizado os alunos para o exercício de sua Cidadania por meio da mudança do olhar de cada um acerca das desigualdades e exclusões sociais, agregando valores e conscientizando-os a respeito da promoção da igualdade, da luta pelo acesso amplo à justiça e à segurança, pelo sentido de responsabilidade e pelo valor da solidariedade.

Biografia do Autor

Alexandre Medeiros Araújo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) e mestrado e Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro onde é aluno regular do doutorado. Desenvolve suas pesquisas na àrea da filosofia prática (ética) de Kant com enfoque nos conceitos de liberdade, autonomia, dignidade, humanidade como fim em si e valor moral. É professor de Filosofia no IFRN Campus São Paulo do Potengi.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e Direitos Humanos, In: Brasil: Construindo a Cidadania: desafios para o século XXI. Recife: Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos, 2001. p. 43-48.

_____________________. Educação em Direitos Humanos e Diferenças Culturais: Questões e Buscas. In: Revista Múltiplas Leituras, V. 2, n. 1, Jan/Jun. 2009, p. 65-82.

_____________________. Diferenças Culturais, Cotidiano Escolar e Práticas Pedagógicas. In: Currículo sem Fronteiras, v. 11, n.2, Jul/Dez. 2011, pp. 240-255.

ONU/UNESCO. Plano de ação: Programa Mundial para Educação em Direitos Humanos, primeira e segunda fases. Disponível em http://www.onu.org.br/unesco-disponibiliza-programamundial-de-educacao-em-direitos-humanos-emportugues/.Acesso em 06 Julho de 2014.

SANTOS, Boaventura de Souza. Uma concepção multicultural dos direitos humanos. In: Lua Nova. Revista de Cultura e Política. Nº 39. São Paulo:CEDEC, 1997, p. 105-124.

VALLE, Lílian do Valle, O Mesmo e o Outro da Cidadania. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 29.

Downloads

Publicado

29/12/2015

Edição

Seção

Artigos Completos