O PROJETO “DIREITOS HUMANOS NA PRÁTICA” NO MONITORAMENTO DE GARANTIAS DE ADOLESCENTES EM MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO NO CEDUC/MOSSORÓ

Ana Carolina Mota Souto

Resumo


Este artigo foi motivado por reflexões sobre a atuação dos autores no Projeto de Extensão “Direitos Humanos na Prática”, vinculado à Universidade Federal Rural do Semiárido. O objetivo do trabalho consiste na compreensão da importância do projeto no monitoramento de garantias dos adolescentes em medida socioeducativa de internação no CEDUC/Mossoró, tendo em vista o difícil contexto sociofamiliar de adolescentes envolvidos com atos ilícitos e em cumprimento de medida de privação de liberdade, somada à carência das unidades de socioeducação do país e da defensoria pública para uma defesa técnica mais efetiva. Para tanto, o trabalho apresenta um pouco do cenário do sistema socioeducativo do Rio Grande do Norte, esclarecendo como se processa a medida de internação. A metodologia aplicada foi descritiva, com uma abordagem de pesquisa qualitativa. Como resultado, pode-se constatar a relevância do referido projeto de extensão para colaborar com a garantia de direitos dos adolescentes, por meio de suporte à defesa dos jovens e à própria unidade de socioeducação.


Palavras-chave


Medida socioeducativa; Internação; Adolescente.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Senado Federal, 2016.

______. Lei nº 12.594, de 18 de Janeiro de 2012. Brasília, DF: Congresso Nacional.

FÓRUM Permanente das ONGS de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará. Monitoramento do sistema socioeducativo: diagnóstico da privação de liberdade de adolescentes no Ceará. Fortaleza, 2011. Disponível em: . Acesso em: 27. dez. 2017.

GIUSTINA, E. F. D.; KOLODY, A.; MOSS, A.; POLI, J.. Extensão universitária e controle social: caminhos e possibilidades na construção de novas relações entre estado e sociedade civil. In: Anais... 6º Seminário Nacional Estado e Políticas Sociais e 2º Seminário de Direitos Humanos, 2014, Toledo, PR, 2014. Disponível em: . Acesso em: 27. dez. 2017.

RIO GRANDE DO NORTE. Portaria n.º 270/15-GP, de 17 de Julho de 2015. Dispõe sobre o Regimento Interno das Unidades de Atendimento ao Adolescente em cumprimento de medida socioeducativa de Internação e Semiliberdade. Disponível em . Acesso em: 13 set. 2017.




DOI: https://doi.org/10.15628/dialogos.2018.6804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.