LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Faixada do IFRN campus Natal Central

Núcleo de Pesquisa em Matemática - NUPEM

Com o desenvolvimento de projetos de pesquisas com enfoque nos fundamentos teóricos e na construção do conhecimento matemático, ao longo do tempo, em conjunto com discentes e docentes do curso de Licenciatura em Matemática do IFRN, aprimoramos os processos de ensino de matemática, tanto na Educação Básica quanto na Educação Superior. Em particular, nossa pesquisa interferi de forma positiva na formação inicial e continuada do professor de matemática, relativamente ao ensino e aprendizagem, capacitando-os para identificar e, sobretudo, utilizar a pesquisa de modo a agregar valor às suas atividades de prática docente. Nossa outra linha de pesquisa visa a produção de trabalhos científicos na área de Representação de Álgebras de Dimensão Finita em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Paraná.

Objetivos

São objetivos do NUPEM, de acordo com o Artigo 3º do seu Regulamento (instituído pela Portaria Nº 096, de 17 de novembro de 2017)

Constuir-se em espaço para a formação de alunos de todas as formações ofertadas.

Organizar, sistematizar e aprofundar pesquisas relacionadas à Educação Matemática e áreans afins.

Participar e promover encontros, eventos, pesquisas relacionada à Educação Matemática.

Produzir e publicar trabalhos na área da Educação Matemática e suas áreas afins.

Efetivar o processo de ensino e pesquisa na formação do docente em nível superior para a educação básica.

Finalidade

Reunir professores e estudantes de esnino técnico integrado ao médio, graduação ou pós graduação que se interessem ou tenham atividades de estudo, pesquisar relacionadas à Educação Matemática, à Matemática e suas áreas afins.

Eventos

  • 8º Encontro Luso-Brasileiro de História da Matemática

    Foz do Iguaçu - PR

Linhas de pesquisa

Nome da linha de pesquisa Quantidade de Estudantes Quantidade de Pesquisadores Ações
Elementos e Metodologia do Ensino de Matemática 7 4
Ensino e Aprendizagem da Matemática, Análise dos Condicionantes da Sala de Aula e Intervenção Pedagógica em Matemática 3 3
Representação de Álgebras de Dimensão Finita 0 3