13 de maio de 2017

Sobre

RESUMO

Em agosto do ano de 2009, criava-se, mediante projeto apresentado à Direção da então UNED Mossoró, as primeiras duas turmas de um curso de línguas estrangeiras para alunos da Unidade. O curso era fruto de um projeto chamado Núcleo de Línguas da UNED Mossoró, que posteriormente passou a se chamar Núcleo de Línguas do IFRN-Campus Mossoró – NUPEL. Apesar de apoiar e incentivar as atividades de pesquisa, a promoção de cursos e ações para as comunidades interna e externa tornaram-se o grande foco do NUPEL/MO. Atualmente, são matriculados, em média, 500 alunos a cada semestre nos cursos de Inglês, Espanhol e Espanhol Especial Sênior. Além disso, os exames de proficiência em Inglês e Espanhol, que têm como público-alvo acadêmicos que necessitam comprovar proficiência em leitura e compreensão de textos, atendem a centenas de candidatos nos exames ofertados. Em números atuais, anualmente são atendidas mais de 1300 pessoas por meio das ações do Núcleo de Línguas. O que, apesar de já ser algo significativo, é apenas parte do que se pretende alcançar.

Palavras Chave: Núcleo de línguas, projeto, cursos

 

 

 

O SURGIMENTO

Assim como enaltecem os Parâmetros Curriculares Nacionais, quando se referem aos códigos e suas tecno
logias “É preciso pensar o ensino e a aprendizagem das Línguas Modernas no Ensino Médio, em termos de competências abrangentes e não estáticas, uma vez que a língua é o veículo de comunicação de um povo por excelência, e é através de sua forma de se expressar que transmite sua cultura, suas tradições e seus conhecimentos”. Assim, tendo em vista a exigência crescente do domínio de línguas estrangeiras, faz-se necessário um novo enfoque no trabalho com essas áreas. A crescente globalização levou as nações a adotarem o Inglês como o idioma internacional. Dominar esse e outros idiomas tornou-se, além de sinônimo de sobrevivência e integração, a chave que tem aberto as portas para o mundo. Percebe-se que grande parte dos nossos alunos carece de um conhecimento mais profundo do idioma estrangeiro. O que, em muitas situações, tem se tornado um obstáculo para o aluno oriundo do IFRN e das comunidades adjacentes, quando este concorre a oportunidades no campo de trabalho, ou estágios, em determinadas empresas que exigem o domínio de línguas estrangeiras. Assim, criado com o propósito de promover um trabalho diferenciado no ensino de línguas, o NUPEL traz, como primeiro objetivo, o desenvolvimento de uma ação voltada para o suprimento dessa lacuna no ensino de línguas estrangeiras nas grades curriculares dos estudantes, o que se traduz em uma proposta voltada para a comunicação autêntica. E dentro dessa perspectiva, as turmas devem ser trabalhadas seguindo uma abordagem comunicativa,procu
rando desenvolver as quatro habilidades linguísticas: ouvir, falar, ler e escrever.

 

 

 

HISTÓRICO

O Núcleo de línguas do IFRN Campus Mossoró iniciou suas atividades em outubro de 2009. A primeira ação foi a criação de duas turmas gratuitas, sendo uma de língua inglesa e outra de espanhol. Essas turmas tinham 20 alunos cada e funcionavam em turnos diferentes. A proposta era procurar melhorar o nível de conhecimento desses alunos o máximo possível, tendo em vista que eles não tinham, até então, previsto atender a um número significativo de alunos da Instituição uma vez que se instituiu um percentual de vagas gratuitas. Vinte por cento do total de vagas foram ofertados gratuitamente aos alunos e servidores da Instituição. Nessa primeira fase, foram criadas apenas turmas para iniciantes. As chamadas turmas de nível um. O material usado no curso de Inglês, por exemplo, contemplava desde os níveis básicos do aprendizado até os mais avançados. Novos aspectos linguísticos foram introduzidos de forma gradativa e em uma sequência lógica. Assim, a proposta era acrescentar um nível a cada semestre. Além da continuidade das turmas gratuitas, em 2010.1, oito novas turmas foram criadas para atender o novo público. Em 2010.2, esse número passou para 14 turmas, de níveis um e dois, totalizando a quantidade de aproximadamente 350 alunos ao longo do ano. Nos períodos de 2011.1/2, o Núcleo deu prosseguimento as suas atividades atendendo à demanda sempre crescente e inserindo os novos módulos ao curso. Fechou-se o ano com atendimento aproximado de 700 alunos. O ano de 2012 marcou a consolidação. Além da demanda cada vez maior pelos cursos regulares, foram criadas também turmas especiais sênior de língua espanhola e de língua inglesa. Essas turmas foram ofertadas gratuitamente durante um ano. No primeiro semestre de 2014, foram atendidas 680 pessoas nos cursos e exames ofertados. Números que apontavam para mais uma superação na parte do ensino. E com o Núcleo entrando em seu quinto ano de funcionamento efetivo, planejou-se, além da continuidade e ampliação das atividades no ensino/extensão, voltar também a atenção para as atividades de pesquisa na área de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras. A pesquisa constitui um ponto extremamente importante em uma instituição de ensino e o NUPEL/MO teve como meta também desenvolver uma base de estudo sobre as línguas e o seu processo de ensino aprendizagem. Pretendeu-se estimular o estudo e o desenvolvimento de programas de ensino, de projetos de pesquisa, de materiais didáticos, da produção e da publicação de trabalhos na área de códigos e linguagens. Esse foi mais um passo, mais um desafio do projeto maior, que foi a criação do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Línguas do IFRN Campus Mossoró.

 

 

MOTIVAÇÃO E FUTUROS DESAFIOS

Um núcleo de ensino de línguas era projeto antigo do IFRN Campus Mossoró e extremamente necessário, em virtude da grande demanda na área de línguas estrangeiras nos últimos tempos. Porém, até então, fatores diversos haviam impossibilitado a realização de projetos dessa natureza. Essa implantação aconteceu de fato no momento talvez mais importante na história recente do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, que é a grande ênfase na necessidade do idioma em termos políticos, financeiros, entretenimentos e conhecimentos de modo geral. A certeza que se tem hoje é a de que, além da contribuição na formação do aluno do Campus e dos cursos e exames para o público em geral, o projeto ainda será um item importante no novo processo que as instituições estão iniciando e que é de extrema importância, a internacionalização. Por questões como essas, e sem dúvidas outras que estão por vir, acredita-se que a criação do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Línguas do IFRN Campus Mossoró – NUPEL/MO, foi um passo certo, no momento certo.