Ciclo de Nivelamento em Tópicos de Matemática
O Ciclo de Nivelamento em Tópicos de Matemática – CNTM – é um programa desenvolvido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte, campus Natal Central, através do NUPEM – Núcleo de Pesquisas em Matemática. O objetivo da atividade é divulgar, discutir e trocar informações sobre temas concernentes à matemática, de modo a envolver estudantes de graduação e pós-graduação, professores universitários, estudantes e professores dos níveis fundamental e médio.
Nos semestres de 2019.1 e 2019.2, serão oferecidos minicursos e palestras, visando promover uma discussão sobre os temas relacionados com a ciência matemática e o seu ensino. Os encontros acontecerão sempre às terças-feiras ou sextas-feiras de cada mês em horário e local a serem divulgados previamente pela coordenação.
E-mail para informações: cntopicosmat@gmail.com
(*) Poderão participar da atividade alunos internos do IFRN/CNAT limitados ao número de vagas ofertadas.Drª Rainelly Cunha de Medeiros
Resumo da palestra
Seja Pn o espaço projetivo sobre um corpo K. O estudo das transformações de Cremona de Pn é um capítulo clássico da geometria algébrica mas, apesar disso, a classificação de tais mapas ainda permanece mal compreendida. De fato, o grupo das transformações de Cremona de Pn é bem entendido somente para n ≤ 2 e, mesmo para esses casos, esta compreensão depende de resultados que foram provados apenas recentemente. Uma importante classe de transformações de Cremona de Pn são provenientes dos chamados mapas polares, isto é, mapas racionais cujas coordenadas são as derivadas parciais de um polinômio homogêneo f. no anel de coordenadas homogêneas R = K[x0,..., xn] de Pn. Um polinômio homogêneo f pertencente a R para o qual o mapa polar é uma transformação de Cremona é dito homaloidal. Investigamos a propriedade homaloidal de polinômios irredutíveis de estrutura determinantal, ou seja, que são determinantes de matrizes quadradas com entradas homogêneas do mesmo grau. Mais precisamente, consideramos especializações da matriz genérica que não necessariamente levam a matrizes estruturadas e identificamos o efeito dessas especializações sobre a irredutibilidade e a propriedade homaloidal dos respectivos determinantes.
Ma. Juliana Schivani
Resumo da palestra
O que fazer quando você está cursando uma licenciatura? O que NÃO fazer quando você está cursando uma licenciatura? E depois de formado, quais os caminhos a seguir? Quais escolhas e possibilidades se tem? Quais delas são necessárias para ser um bom profissional empregado? As respostas para estas e outras perguntas você vai encontrar aqui.
Me. Annaxsuel Araújo
Resumo do minicurso
A noção de conjuntos fuzzy foi introduzida por Lotfali Askar-Zadeh (mais conhecido como Lotfi A. Zadeh) em seu artigo Fuzzy Sets de 1965, com o intuito de fornecer um tratamento matemático a termos linguísticos subjetivos, ambíguos e imprecisos como “forte”, “normal”, “quente”, “em torno de”, etc. O que foi um primeiro passo para se tentar programar e armazenar conceitos vagos em computadores, tornando-se possível fazer cálculos com informações imprecisas, a exemplo do que ocorre na vida prática humana. Dessa forma, a nova noção de conjunto pôde descrever situações matemáticas que com a teoria dos conjuntos clássica seria impossível de se determinar, uma vez que, com a teoria clássica a incerteza é expressa por um determinado conjunto de opções possíveis, em situações das quais apenas uma alternativa pode de fato ocorrer, já na teoria dos conjuntos, introduzida por Zadeh, apresenta a noção de que num dado subconjunto, essa incerteza é uma questão de grau e não de estar ou não totalmente correta. Com a teoria dos conjuntos fuzzy, obteu-se uma nova lógica onde existe uma graduação de verdadeiro ou falso, e não simplesmente apenas verdadeiro ou falso. Isso causou grande interesse entre os pesquisadores da matemática pura e aplicada. Também atraiu engenheiros, biólogos, físicos, cientistas da computação e especialistas de outras áreas que utilizam de ideias matemáticas em seus métodos de pesquisa.
Este minicurso tem como objetivo dar uma introdução à teoria dos conjuntos fuzzy e uma noção da lógica fuzzy.
Drª. Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto
Resumo do seminário
O I SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA tem como objetivo discutir sobre o trabalho educativo em contextos escolares e não escolares a partir da apresentação de relatórios de pesquisas desenvolvidos por alunos da turma de 20191.1.01430.1M da Licenciatura em Matemática. Esse é um ótimo momento para o futuro professor aprender e/ou solidificar conhecimentos sobre o tema e sobre o desenvolvimento da pesquisa científica. Contaremos com a apreciação de especialistas que contribuirão com a discussão e com o debate proposto.
O seminário tem como coordenadora a Professora Eulália Raquel Gusmão de Carvalho Neto.
Dr. Jose Gllauco Smith Avelino de Lima
Resumo da oficina
- Compreensão da discalculia como transtorno de aprendizagem;
- Sintomatologia e características básicas;
- Encadeamentos entre discalculia e dislexia;
- Análise de casos concretos;
- Produção de estratégias pedagógicas para o trabalho didático com estudantes com discalculia;
Drª. Jaqueline Engelmann
Resumo da palestra
No decorrer da filosofia ocidental questões concernentes à natureza dos objetos matemáticos e ao caráter do conhecimento matemático sempre despertaram questionamentos. Estas questões dizem respeito à área da filosofia chamada "filosofia da matemática". Não se trata de problemas DE matemática mas SOBRE a matemática. Algumas destas perguntas e suas possíveis respostas serão abordadas em minha palestra.
Eventos anteriores
Tema | Data | Resumo |
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Discalculia: noções básicas e formas de intervenção na sala de aula | 03/09/2019 e 17/09/2019 | Resumo |
Seminário de Práticas Educativas de Formação Docente da Licenciatura em Matemática | 28/06/2019 | Resumo |
Introdução à Teoria dos Conjuntos Fuzzy e Noções da Lógica Fuzzy | 25/06/2019 | Resumo |
Sou Licenciado, e agora? | 24/05/2019 | Resumo |
Um estudo sobre a propriedade homaloidal de polinômios homogêneos determinantais | 23/04/2019 | Resumo |
Conheça os Coordenadores

Robson Sousa
Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Estadual da Paraíba e mestrado em matemática Pura pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do IFRN desde 2009, atualmente desenvolve suas atividades no Campus Natal Central. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em álgebra.

Rafael Pereira
Possui graduação em Licenciatura em matemática pela Universidade Federal do Ceará (2005). Mestrado em matemática pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é professor concursado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte.