É uma startup que desenvolve uma plataforma para monitoramento e coleta de dados climático/ambiental, como também transmissor de satélite para áreas remotas.
Vida de empreendedor é para quem gosta de desafios. A pesquisa da Endeavor mostra os principais desafios que o empreendedor brasileiro enfrenta. Para avançar nas metas é preciso olhar para as causas que impedem o crescimento, e a pesquisa mostra um quadro geral dos principais desafios enfrentados no mundo do empreendedorismo.
1. Gestão de pessoas
Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Não é à toa que gestão de pessoas teve nota 6,7 – numa escala de 1 a 10. Foi a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, segmento que representa a grande maioria dos empreendedores brasileiros.
Além desse grupo, todos os outros perfis classificaram esse desafio como o mais dolorido, inclusive os Empreendedores de Alto Impacto, o grupo que cresce mais e por mais tempo em todo o estudo, atribuiu uma nota 7,4 para esse desafio. Como você pode ver, até mesmo aqueles negócios que crescem continuamente enfrentam desafios na hora de liderar seus times.
Dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. E, pode parecer contraditório, mas quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no dia a dia do negócio, os empreendedores, dentre 11 opções, citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a segunda ação menos utilizada nas suas empresas.
A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos. Para que esse desafio seja superado, será preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.
2. Gestão financeira
Se falar em finanças já é complicado, em ano de crise fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior para os empreendedores. Talvez esse cenário seja uma ótima forma de explicar as notas praticamente iguais, e altas, atribuídas pelos grupos pesquisados. Mais uma vez, o grupo de Alto Impacto foi o que deu a maior nota, com uma média de 6,6.
Um outro fator que nos faz ver a influência da crise nesse indicador está no fato de que, entre os Empreendedores Gerais que responderam sobre desafios de gestão financeira, 48% apontam que os custos da empresa estão aumentando acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.
3. Burocracia (Jurídico e regulação)
A burocracia também aparece no pódio das maiores dores dos empreendedores, mas, bem, nenhuma grande novidade até aí. O que nos chama a atenção é que os Empreendedores Gerais deram uma nota média de dor (6,5) para esse desafio, contra 5,6 do grupo de Alto Impacto.
Na verdade, o grupo de Empreendedores Gerais está decrescendo, em média, 16,8% em número de funcionários nos últimos três anos, enquanto o grupo de Alto Impacto cresceu, em média, 39% ao ano, nos últimos cinco anos, em faturamento. Em outras palavras, empreendedores que estão crescendo mais focam em outros desafios da empresa que vão além da burocracia, como, por exemplo, aqueles ligados à expansão do negócio.
O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores Gerais dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos. Entre os respondentes dessa categoria, 60% avaliaram o desafio como “extremo”, com respostas 9 e 10 para a média da dor para impostos.
4. Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada segundo os Empreendedores Gerais. O grupo que mais sente dor em inovação são os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com uma média de 6,4.
Os empreendedores do setor TIC, inclusive, possuem um capítulo especial focado nos desafios do setor no relatório da pesquisa. Realizado com o apoio da JPMorgan Chase Foundation, o capítulo mostra que as empresas do setor com maior potencial de crescimento estão privilegiando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.
5. Marketing e vendas
Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. Na verdade, um em cada cinco classifica esse como o maior desafio da sua empresa. Quando observando os sub-desafios que os Empreendedores Gerais mais destacaram, o cenário já é um pouco diferente: a satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção deles, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores sub-desafios estão ligados a retenção e geração de novos clientes.
http://www2.ifrn.edu.br/itnc/itnc2/wp-content/uploads/2018/05/BANNER.jpg6861030Robertahttp://www2.ifrn.edu.br/itnc/itnc2/wp-content/uploads/2017/05/logoitnc.pngRoberta2018-05-30 20:57:322018-06-01 17:47:23Principais desafios do empreendedor brasileiro
Quarta-feira passada (13) foi realizada na ITNC – Incubadora Tecnológica Natal Central, a cerimônia de entrega de certificados aos alunos concluintes da terceira turma do Hotel de Projetos (HdP).
Além da presença dos alunos, a cerimônia contou com a presença do Diretor Geral do IFRN CNAT, Arnóbio Araújo; do Diretor de Pesquisa e Inovação do IFRN CNAT, Samir Cristino de Souza; da gestora da ITNC, Claudine Carrilho; do assessor de finanças da ITNC, Pablo Fernandes; e de alguns empreendedores incubados da ITNC.
Hotel de Projetos
Hotel de Projetos é o programa de pré-incubação da ITNC e tem como objetivo oferecer aos participantes, alunos do IFRN CNAT, a experiência de vivenciar a cultura empreendedora inovadora. Para saber mais, clique aqui.
http://www2.ifrn.edu.br/itnc/itnc2/wp-content/uploads/2017/12/DSC00718_Easy-Resize.com_.jpg8521280Jessyca Galvãohttp://www2.ifrn.edu.br/itnc/itnc2/wp-content/uploads/2017/05/logoitnc.pngJessyca Galvão2017-12-19 18:19:532017-12-19 18:19:53ITNC realiza cerimônia de encerramento da Turma 2017 do Hotel de Projetos
A Crioula Bagwear, empresa incubada da ITNC, participou da primeira edição do Mercado EnoCriativo, feira que aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro no Museu da Casa Brasileira, localizado na cidade de São Paulo.
O Mercado EnoCriativo é uma parceria entre Museu da Casa Brasileira, ProjectHub e a Casa Vitis, e tem como objetivo valorizar e incentivar a economia criativa brasileira. Para isso, selecionou 35 jovens empreendedores criativos para expor e vender produtos de design, moda, arte e gastronomia. Dentre os selecionados, estava a empreendedora responsável pela Crioula Bagwear, Luciana Lima.
“Fizemos um trabalho prévio de divulgação convidando os seguidores de SP e região para nos visitarmos, e no fim contamos não só com a presença do público previsto, mas também com a presença de quem nos acompanha pelas redes sociais. A feira Mercado EnoCriativo foi extremamente importante não só para dar uma maior visibilidade a nossa marca, mas também para podermos estabelecer contatos interessantíssimos para o futuro da Crioula Bagwear. Com certeza participaremos de mais feiras do seguimento!”, comenta Luciana.
Confira abaixo as fotos da participação da empresa na feira.
Crioula Bagwear
Através de um processo manual e uso de estamparia digital, produz bolsas personalizadas conforme a individualidade da(o) cliente.
Siga a Crioula Bagwear nas redes sociais: Instagram e Facebook.
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Principais desafios do empreendedor brasileiro
Comunicarte WebVida de empreendedor é para quem gosta de desafios. A pesquisa da Endeavor mostra os principais desafios que o empreendedor brasileiro enfrenta. Para avançar nas metas é preciso olhar para as causas que impedem o crescimento, e a pesquisa mostra um quadro geral dos principais desafios enfrentados no mundo do empreendedorismo.
1. Gestão de pessoas
Pessoas são consideradas o maior ativo que uma empresa pode ter. Não é à toa que gestão de pessoas teve nota 6,7 – numa escala de 1 a 10. Foi a maior média de dor entre o grupo de Empreendedores Gerais da pesquisa, segmento que representa a grande maioria dos empreendedores brasileiros.
Além desse grupo, todos os outros perfis classificaram esse desafio como o mais dolorido, inclusive os Empreendedores de Alto Impacto, o grupo que cresce mais e por mais tempo em todo o estudo, atribuiu uma nota 7,4 para esse desafio. Como você pode ver, até mesmo aqueles negócios que crescem continuamente enfrentam desafios na hora de liderar seus times.
Dentro de gestão de pessoas, a principal dificuldade apontada pelos empreendedores está na formação de lideranças para a empresa. E, pode parecer contraditório, mas quando perguntados sobre as boas práticas de gestão aplicadas no dia a dia do negócio, os empreendedores, dentre 11 opções, citaram “ações de desenvolvimento de lideranças” como a segunda ação menos utilizada nas suas empresas.
A formação de lideranças é um ponto fundamental para qualquer negócio. Sem bons líderes, a empresa não consegue ir para frente e acaba andando em círculos. Para que esse desafio seja superado, será preciso investir mais em ações voltadas para o desenvolvimento de líderes.
2. Gestão financeira
Se falar em finanças já é complicado, em ano de crise fazer a gestão financeira da empresa se torna um desafio ainda maior para os empreendedores. Talvez esse cenário seja uma ótima forma de explicar as notas praticamente iguais, e altas, atribuídas pelos grupos pesquisados. Mais uma vez, o grupo de Alto Impacto foi o que deu a maior nota, com uma média de 6,6.
Um outro fator que nos faz ver a influência da crise nesse indicador está no fato de que, entre os Empreendedores Gerais que responderam sobre desafios de gestão financeira, 48% apontam que os custos da empresa estão aumentando acima da receita, um sinal da pressão da inflação dos últimos tempos.
3. Burocracia (Jurídico e regulação)
A burocracia também aparece no pódio das maiores dores dos empreendedores, mas, bem, nenhuma grande novidade até aí. O que nos chama a atenção é que os Empreendedores Gerais deram uma nota média de dor (6,5) para esse desafio, contra 5,6 do grupo de Alto Impacto.
Na verdade, o grupo de Empreendedores Gerais está decrescendo, em média, 16,8% em número de funcionários nos últimos três anos, enquanto o grupo de Alto Impacto cresceu, em média, 39% ao ano, nos últimos cinco anos, em faturamento. Em outras palavras, empreendedores que estão crescendo mais focam em outros desafios da empresa que vão além da burocracia, como, por exemplo, aqueles ligados à expansão do negócio.
O maior obstáculo apontado pelos Empreendedores Gerais dentro da área Jurídica e de Regulação está nos impostos. Entre os respondentes dessa categoria, 60% avaliaram o desafio como “extremo”, com respostas 9 e 10 para a média da dor para impostos.
4. Inovação
O desenvolvimento de novos produtos e serviços é a maior barreira de inovação identificada segundo os Empreendedores Gerais. O grupo que mais sente dor em inovação são os de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs), com uma média de 6,4.
Os empreendedores do setor TIC, inclusive, possuem um capítulo especial focado nos desafios do setor no relatório da pesquisa. Realizado com o apoio da JPMorgan Chase Foundation, o capítulo mostra que as empresas do setor com maior potencial de crescimento estão privilegiando cada vez mais a promoção de profissionais que resolvam problemas de forma mais inovadora e dinâmica.
5. Marketing e vendas
Empreendedores de Alto Impacto são os que mais se preocupam com desafios ligados a marketing e vendas. Na verdade, um em cada cinco classifica esse como o maior desafio da sua empresa. Quando observando os sub-desafios que os Empreendedores Gerais mais destacaram, o cenário já é um pouco diferente: a satisfação do cliente aparece como o principal ponto de atenção deles, seguido do trabalho de divulgação. Isso demonstra que os maiores sub-desafios estão ligados a retenção e geração de novos clientes.
Matéria e pesquisa completa em Endeavor
ITNC realiza cerimônia de encerramento da Turma 2017 do Hotel de Projetos
Dipeq, Empresas Incubadas, Hotel de Projetos 2017, IFRN, ITNCQuarta-feira passada (13) foi realizada na ITNC – Incubadora Tecnológica Natal Central, a cerimônia de entrega de certificados aos alunos concluintes da terceira turma do Hotel de Projetos (HdP).
Além da presença dos alunos, a cerimônia contou com a presença do Diretor Geral do IFRN CNAT, Arnóbio Araújo; do Diretor de Pesquisa e Inovação do IFRN CNAT, Samir Cristino de Souza; da gestora da ITNC, Claudine Carrilho; do assessor de finanças da ITNC, Pablo Fernandes; e de alguns empreendedores incubados da ITNC.
Empresa incubada ITNC participa de feira de economia criativa em São Paulo
Empresas Incubadas, ITNCA Crioula Bagwear, empresa incubada da ITNC, participou da primeira edição do Mercado EnoCriativo, feira que aconteceu nos dias 9 e 10 de dezembro no Museu da Casa Brasileira, localizado na cidade de São Paulo.
O Mercado EnoCriativo é uma parceria entre Museu da Casa Brasileira, ProjectHub e a Casa Vitis, e tem como objetivo valorizar e incentivar a economia criativa brasileira. Para isso, selecionou 35 jovens empreendedores criativos para expor e vender produtos de design, moda, arte e gastronomia. Dentre os selecionados, estava a empreendedora responsável pela Crioula Bagwear, Luciana Lima.
“Fizemos um trabalho prévio de divulgação convidando os seguidores de SP e região para nos visitarmos, e no fim contamos não só com a presença do público previsto, mas também com a presença de quem nos acompanha pelas redes sociais. A feira Mercado EnoCriativo foi extremamente importante não só para dar uma maior visibilidade a nossa marca, mas também para podermos estabelecer contatos interessantíssimos para o futuro da Crioula Bagwear. Com certeza participaremos de mais feiras do seguimento!”, comenta Luciana.
Confira abaixo as fotos da participação da empresa na feira.