CoIoT assina primeiro contrato de fornecimento de tecnologia com o IFRN

,

Na manhã de ontem (28), o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt Tabosa, assinou o primeiro contrato de fornecimento de tecnologia da Instituição. O documento tem o objetivo de permitir a comercialização dos produtos desenvolvidos pela nossa empresa incubada CoIoT – Collaborative Internet of Things (Internet das Coisas Colaborativas), que também é o primeiro caso de spin off da Instituição.

Na área de empreendedorismo, spin offs são as empresas derivadas de outras, nesse caso, de um projeto de pesquisa iniciado no Campus Caicó do IFRN há 4 anos:  o Samanaú – rede de coleta de dados sem fio. O projeto foi crescendo e deu origem ao Centro de Competências em Software Livre (CCSL), hoje presente em 6 campi da Instituição.

Com a apresentação em feiras e eventos científicos, o Samanaú começou a ganhar prêmios, como na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), promovida pela USP, em São Paulo, e o International Susteinable World Project Olympiad (I-Sweep), realizado em Houston, nos EUA.

A relevância do projeto conquistou também o apoio de importantes instituições nacionais de pesquisa. O Samanaú recebeu o apoio financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do CNPq, através de aprovação em editais públicos. Contou ainda com o apoio científico do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). “Somos muito gratos ao doutor Manoel Carvalho, do INPE, que acreditou no potencial do projeto e nos deu todo o apoio possível, como também ao professor Belchior Rocha, reitor do IFRN durante o desenvolvimento do projeto. Foram as parcerias institucionais que permitiram que o projeto crescesse”, destacou Moisés Souto.

O Samanaú desenvolve uma tecnologia baseada em software livre para a obtenção de dados meteorológicos a baixo custo. Com isso, podem se beneficiar os setores agrícola (através de previsões meteorológicas) e da saúde (estudo da evolução de endemias em dadas condições climáticas), por exemplo.