CORPO: OBJETO OU SUJEITO?
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2016.4758Palavras-chave:
Corpo. Sensível. Sujeito/Objeto.Resumo
A obra trata do corpo objeto instituído desde Platão até o pensamento de Descartes e do corpo sujeito ressignificado no pensamento de Merleau-Ponty. A autora aponta no texto como este corpo é visto, ainda, na Educação Física, e aponta desafios de pensá-lo na Educação, principalmente na área da Educação Física. As compreensões de corpo instauradas neste texto refletem a concepção de corpo a partir da área de estudo citada.
Referências
NÓBREGA, Terezinha Petrucia. Corporeidade e educação física: do corpo-objeto ao corpo-sujeito. 2ª ed. Natal: EDUFRN, 2005.
Downloads
Publicado
13/12/2016
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado