DO PORTO AO PALCO, UM ESTUDO DOS CONCEITOS DE CORPOREIDADE E CORPORALIDADE

Autores

  • Marta Genu Soares Universidade do Estado do Pará
  • Glaucia Lobato Kaneko Universidade do Estado do Pará
  • Jacques Gleyse UNIVERSITÉ DE MONTPELLIER

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3725

Palavras-chave:

Epistemologia, Corpo, Trabalho.

Resumo

Este é um estudo de aplicação básica para compreender investigações futuras sobre a acepção de corpo. Constitui-se metodologicamente na relação epistêmica entre os conceitos de corporeidade e corporalidade para analisar o comportamento social frente ao trabalho e ao culto ao corpo a partir de estudos do cotidiano de estivadores do cais do porto e fisiculturistas. Estabelece parâmetros que relacionam os conceitos de corporeidade e corporalidade a partir de teorias do conhecimento, apresentando princípios, conceitos e categorias de análise crítica que tenham como temática o trabalho e corpo saudável.

Biografia do Autor

Marta Genu Soares, Universidade do Estado do Pará

Pós-Doutora em Educação. Doutora em Educação. Docente Titular da raduação e Pós Graduação em Educação da UEPA. Líder do rupo de Pesquisa Ressignificar.

Glaucia Lobato Kaneko, Universidade do Estado do Pará

Mestranda em Educação. Especialista em Fisiologia do Esforço. Docente da ESAMAZ

Jacques Gleyse, UNIVERSITÉ DE MONTPELLIER

Doutor em Ciências da Educação pela Université Paris X - Nanterre (1987) e habilitado a dirigir pesquisas em Letras e Ciências Humanas (1997). Professor (Professeur des Universités/HDR) de STAPS na Escola Superior do Professorado e de Educação (ESPE) / Faculdade de Educação (FDE) da Université Montpellier 2. Diretor do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Didática, Educação e Formação (LIRDEF). Professor visitante em universidades de diversos países (Brasil, Bélgica, Itália, Argélia, Argentina e Alemanha). Interessa-se principalmente nas relações existentes entre a carne e o verbo no seio da corporeidade

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Publicado

13/01/2016

Edição

Seção

Artigos