CORPO ESCANDALOSO: O CINISMO EM PINA BAUSCH
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.3022Palavras-chave:
Cinismo. Corpo. Michel Foucault. Pina Bausch.Resumo
No presente artigo fizemos uma abordagem sobre os corpos dos bailarinos-atores do Wuppertal Tanztheater da coreógrafa alemã Pina Bausch ao mostrá-los como uma manifestação, na dança-teatro contemporânea, do cinismo antigo analisado pelo filósofo francês Michel Foucault. No intuito de desenvolvermos nossas reflexões, realizamos alguns recortes históricos tendo em vista tanto o respeito a cada positividade histórica e suas singularidades quanto a impossibilidade de abarcar a totalidade sobre o tema. Um desses recortes, diz respeito a alguns elementos que ajudam a compreender o corpo do ponto de vista do cinismo na Grécia Antiga. Como não foi nosso escopo abordar as “manifestações cínicas” de um modo geral, elegemos a perspectiva de Diógenes, o cínico, para embasarmos nossas análises acerca das relações de poder e de resistência presentes nos corpos daquela época. O segundo recorte, considera, dentro do arcabouço da história da dança, a dança-teatro de Pina Bausch. Em Bausch o corpo assume uma reconstrução, um redimensionamento que se aproxima das reapropriações do corpo segundo a perspectiva cínica ressignificada pela abordagem foucaultiana.
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