DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.2938Palavras-chave:
Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.Resumo
Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.
Referências
BREDA, M. et al. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
FUNAKOSHI, G. Karate-do Nyumon: texto introdutório do mestre. São Paulo: Cultrix, 1988.
KANO, Jigoro. Energia mental e física: escritos do fundador do judô. São Paulo: Pensamento, 2008.
LOURENZO, E.; SILVA, F.; TEIXERA, S. O ensino de lutas na Educação Física: construindo estruturantes e mudando sentidos. 2009. (<http://wwwfundacaohantipoff.mg.gov.br/pdf/tabloidelutasedfisica.pdf>). (Acesso em 15 mar. 2009).
MEDEIROS, R. M. N. Uma educação tecida no corpo. São Paulo: Editora Annablume, 2010.
MENDES, Maria Isabel Brandão de Souza; NÓBREGA, Terezinha Petrúcia. Corpo, natureza e cultura: contribuições para a educação. Revista Brasileira de Educação. Nº 27, p. 125-137, set/out/nov/dez, 2004.
______. Cultura de movimento: reflexões a partir da relação entre corpo, natureza e cultura. Rev. Pensar a prática, vol. 12, nº 2, p. 1-10, maio/ago. 2009.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 4. ed. Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
NOBREGA, Terezinha Petrúcia. Uma fenomenologia do corpo. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2010.
______. Merleau-Ponty: o corpo como obra de arte. Cronos, Natal-RN, vol. 9, nº 2, p. 393-403, jul./dez. 2008.
SANTOS, S. H. S. M. Características sociais do judô na escola. 2009, p. 7-8. (<http://www.fpj.com.br/artigos/2009_artigo_csje.pdf>). (Acesso em 17 out. 2010).
STEVENS, John. Três mestres do budo: Kano (judô), Funakoshi (karatêUeshiba (aikido). Tradução de Luiz Carlos Cintra. São Paulo: Cultrix, 2007.
VIRGILIO, S. A Arte do Judô. 3. ed. Porto Alegre: Rigel, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado