DIÁLOGO ENTRE EDUCAÇÃO, CORPO E ARTES MARCIAIS

Autores

  • Luiz Arthur Nunes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Terezinha Petrucia da Nóbrega UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/dialektike.2015.2938

Palavras-chave:

Artes Marciais. Corpo. Educação. Fenomenologia. Merleau-Ponty.

Resumo

Trata-se de uma reflexão sobre a educação, o corpo e a filosofia das Artes Marciais no processo de formação do Ser em sua profunda expressão. Ressaltamos as contribuições filosóficas e o engajamento do corpo nessa ação, os princípios filosóficos e a aprendizagem para a vida. O caminho metodológico concerne à fenomenologia, pois trata do espaço vivido que possibilitou reflexão e a possível articulação entre as categorias dessa pesquisa. A interpretação aqui enfocada privilegiou uma reflexão embasada na tradição das Artes Marciais, principalmente no que concerne ao modo como essa transição de experiência se dá por meio da aprendizagem da cultura. Dessa forma, as noções aqui elaboradas permitem refletir sobre a educação e o corpo, e sua capacidade de aprendizagem e de formação por meio das Artes Marciais, vislumbrando a criação de um espaço expressivo no qual se instala o papel desse corpo, da cultura, do legado cultural e dos princípios filosóficos.

Biografia do Autor

Luiz Arthur Nunes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Departamento de Educação

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd

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Publicado

2015-06-26

Edição

Seção

Dossiê