PREFÁCIO
ONTOLOGIA, CRÍTICA SOCIAL E ANCESTRALIDADE
Resumo
A Dialektiké – Revista de Filosofia retoma sua publicação após anos de interrupção, vinculada à Política Editorial do IFRN e ao Núcleo Central Estruturante de Filosofia, reunindo nesta edição textos em torno de três eixos — ontologia, crítica social e ancestralidade. Os artigos revisitarem autores como Simmel, Heidegger, Platão e Sloterdijk, pensam o ser como campo vital e em disputa, articulam crítica social a partir de Os Sertões e do ensino de filosofia pela música popular, e os ensaios tratam do xamanismo indígena e de uma filosofia pós-eurocêntrica que denuncia exclusões do cânone e devolve pluralidade ao amor de Sofia. Longe de buscar síntese, o volume abre espaço para tensões criativas e reafirma a filosofia como travessia: entre ser e sociedade, tradição e crítica, passado e futuro, sempre em diálogo com vozes silenciadas e novos horizontes de pensamento.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Dialektiké o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado