PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

Autores

Resumo

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é essencial no ensino superior, tanto na modalidade presencial quanto à distância, mas apresenta desafios pedagógicos e de letramento digital que podem levar à insatisfação dos estudantes e aumentar a evasão. Este estudo consistiu numa revisão integrativa para atualizar a literatura quanto à perspectiva de estudantes do ensino superior sobre o AVA. A coleta de dados utilizou os termos “Ambiente virtual de aprendizagem”, “Estudantes” e “Ensino superior”, separados pelo operador booleano “AND” nas bases SciELO e BRAPCI e pelo termo “E” na base de dados Periódicos da CAPES. A seleção dos estudos foi orientada pela declaração PRISMA 2020 e buscou artigos originais publicados entre 2015 e 2024. Os resultados estão embasados na amostra final composta por quatro artigos. A opinião dos estudantes sobre o AVA foi relacionada a cinco aspectos, chamados de categorias, sendo os seguintes: a estruturação e organização das páginas do AVA para o alcance dos objetivos pedagógicos; a experiência ao uso do AVA; os recursos e ferramentas da preferência dos estudantes; a interação entre os participantes; e os sentimentos despertados nos estudantes durante o uso do AVA. Com base nos achados, concluiu-se que os professores devem estruturar as páginas da sua disciplina, dispondo as informações de modo organizado e priorizar estratégias de ensino-aprendizagem e utilização de ferramentas que promovam interação entre todos os participantes. Ademais, o modo como o AVA é construído e preparado deve favorecer o desenvolvimento de boas emoções e da aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Raimon Rios da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

 

 



Downloads

Publicado

25/09/2025

Como Citar

Rios da Silva, R., & Dantas dos Santos, T. (2025). PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM . Cuca: Saber Em Foco, 1(3). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18988