A A PRÁTICA DO CANTO CORAL COMO VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO ALLYSSON PAULINELLI
Resumo
O ato de cantar em coletivo é uma atividade realizada desde os nossos povos originários até os
dias atuais. O canto coral, como nomeamos essa possibilidade de fazer um canto coletivo,
agrega pessoas nas mais diferentes faixas-etárias oportunizando uma aprendizagem musical
acolhedora e de forma inclusiva. Assim, abordar essa prática como um meio de valorização das
relações étnico-raciais traz à tona o compromisso dos professores de Arte/ Música, em
formação, de pesquisar meios para que essa prática seja oportunizada com coerência e
responsabilidade para os estudantes da educação básica. Dessa forma, tivemos como objetivo
realizar a prática de canto coral com alunos do ensino fundamental II com abordagem pautada
em canções afro-brasileiras e indígenas. Os objetivos específicos foram: i. realizar pesquisa
bibliográfica a respeito da temática étnico-racial e do repertório musical que contivesse
conteúdos afro-brasileiro e indígena; ii. formalizar a parceria com uma escola de Educação
Básica; iii. proporcionar aos alunos da instituição concedente a conscientização para uma
educação étnico-racial concomitante com a prática de Canto Coral através de canções com a
temática afro-brasileira e indígena. A pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa-ação com a
finalidade de realizar a prática de canto coral, enfocando em abordagens afro-brasileiras e
indígenas, seguindo as etapas: planejamento, implementação, descrição e avaliação da prática.
Esta pesquisa resultou no desenvolvimento da musicalização pelos estudantes através da prática
do canto coral, a aceitação do repertório afro-indígena, aprimoramento da consciência corporal
e vocal, integração social e a conscientização sobre a importância de uma educação antirracista.
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