A A PRÁTICA DO CANTO CORAL COMO VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO ALLYSSON PAULINELLI

Autores

Resumo

O ato de cantar em coletivo é uma atividade realizada desde os nossos povos originários até os
dias atuais. O canto coral, como nomeamos essa possibilidade de fazer um canto coletivo,
agrega pessoas nas mais diferentes faixas-etárias oportunizando uma aprendizagem musical
acolhedora e de forma inclusiva. Assim, abordar essa prática como um meio de valorização das
relações étnico-raciais traz à tona o compromisso dos professores de Arte/ Música, em
formação, de pesquisar meios para que essa prática seja oportunizada com coerência e
responsabilidade para os estudantes da educação básica. Dessa forma, tivemos como objetivo
realizar a prática de canto coral com alunos do ensino fundamental II com abordagem pautada
em canções afro-brasileiras e indígenas. Os objetivos específicos foram: i. realizar pesquisa
bibliográfica a respeito da temática étnico-racial e do repertório musical que contivesse
conteúdos afro-brasileiro e indígena; ii. formalizar a parceria com uma escola de Educação
Básica; iii. proporcionar aos alunos da instituição concedente a conscientização para uma
educação étnico-racial concomitante com a prática de Canto Coral através de canções com a
temática afro-brasileira e indígena. A pesquisa utilizou a metodologia da pesquisa-ação com a
finalidade de realizar a prática de canto coral, enfocando em abordagens afro-brasileiras e
indígenas, seguindo as etapas: planejamento, implementação, descrição e avaliação da prática.
Esta pesquisa resultou no desenvolvimento da musicalização pelos estudantes através da prática
do canto coral, a aceitação do repertório afro-indígena, aprimoramento da consciência corporal
e vocal, integração social e a conscientização sobre a importância de uma educação antirracista.

Biografia do Autor

Naelli Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte

Aluna do curso de Licenciatura em Música no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Limoeiro do Norte (2021). Bolsista de Iniciação Científica (2023-2024) com o Projeto: A prática de Canto Coral como valorização das relações étnico-raciais na escola. EDITAL N 7/2023 PRPI/REITORIA-IFCE. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: Canto Popular, Educação Musical, Musicalização Infantil.

Thaise Cristina Marcelino Matias, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), campus Limoeiro do Norte

Professora EBTT de Música na subárea canto popular no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Limoeiro do Norte (2018). Mestra em Artes pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Artes - PPGARTES - IFCE campus Fortaleza (2021). Especialista em Ensino de Música na Educação Básica pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - EMUFRN (2016). Licenciada em Música (2016) e Bacharela em Música com habilitação específica em Canto (2012) - EMUFRN. Como cantora, atuou como coralista e solista no Coral Madrigal, Grupo de ópera Canto DellArte, GEMA - Grupo de Estudos de Música Antiga - todos vinculados a UFRN. Foi integrante do grupo vocal Octo Voci (EMUFRN) participando como cantora e preparadora vocal; e hoje integra o grupo Cappella XVI voltado para um repertório sacro e profano de Música antiga. Atualmente é professora e coordenadora do curso de licenciatura em Música do IFCE campus Limoeiro do Norte, tem desenvolvido projetos de Iniciação científica (PIBIC) e ocupa o cargo de coordenação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE campus Limoeiro do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: canto popular, canto lírico, performance, técnica vocal, educação musical, fundamentos da Arte Educação e estágios.

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Publicado

14/08/2025

Como Citar

Oliveira, N., & Marcelino Matias, T. C. (2025). A A PRÁTICA DO CANTO CORAL COMO VALORIZAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MINISTRO ALLYSSON PAULINELLI. Cuca: Saber Em Foco, 1(3). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18892

Edição

Seção

Relatos de Experiência