A INVISIBILIDADE DO TRABALHO FEMININO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

Autores

  • ADEMI ROSA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Francinaide Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Natália Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender os indícios que levaram o trabalho feminino à invisibilidade social, apresentando correlatos entre as dificuldades da inserção das mulheres no mundo do trabalho e a ascensão do capitalismo no século XX. Serão explanados no decorrer do texto, alguns pontos como direitos femininos, divisão sexual do trabalho e reprodução do capital. A pesquisa se caracteriza como bibliográfica de natureza exploratória. Como aporte teórico, utilizou-se das seguintes referências: Karl Marx (1999), Heleieth Saffioti (1976), Silvia  Federici (2017), Ana Silvia Scott (2012), Henri Lefebvre (1973), entre outros autores. No final, espera-se que este estudo contribua para uma compreensão mais ampla das relações de gênero no contexto do capitalismo contemporâneo, propondo reflexões sobre a necessidade de reestruturação das políticas laborais que reconheçam e valorizem o trabalho feminino.

Biografia do Autor

ADEMI ROSA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrando em Educação Profissional no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional - PPGEP, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Francinaide Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/PPGEP-IFRN, em que Coordena a Linha de Pesquisa História, historiografia e memória da Educação Profissional (Portaria n.1272/2019-RE/IFRN). Pós-Doutoranda no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, com Estágio Doutoral no Exterior/CAPES na Universidade de Lisboa. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFRN. 

Natália Cavalcanti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Professora Titular da Educação Básica, Técnica e Tecnológica. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Macau. De 2015 a 2022 atuou como docente do IFPA - Campus Belém. Atua no PROFEPT- Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e na Licenciatura em História do Campus Belém. É Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional PPGEP-IFRN.

Downloads

Publicado

14/08/2025

Como Citar

ROSA, A., Nascimento, F., & Cavalcanti, N. (2025). A INVISIBILIDADE DO TRABALHO FEMININO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA. Cuca: Saber Em Foco, 1(3). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18827