A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO
Resumo
O presente artigo resulta de estudos teóricos no processo de doutoramento no currículo do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Discute-se, nesse manuscrito, a relação globalização e educação com base nas transformações que vem ocorrendo na sociedade capitalista, de forma que, estabelecendo as conexões diante da função do Estado como agente de políticas públicas, possamos compreender o processo de internacionalização da educação e nele, a concepção das políticas públicas educacionais, com ênfase na educação profissional nas mais diversas áreas do conhecimento. A literatura consultada fundamenta-se em estudiosos que discutem a relação trabalho e educação no contexto da sociedade capitalista, à luz do referencial marxista. A argumentação assinala como o processo de globalização da economia influenciou na internacionalização da educação, transformando-a em serviço com fins mercadológicos. A educação como mediação de um saber emancipador que prepara os homens e mulheres – sujeitos jovens e adultos – como partícipes de sua história é preterido por uma formação subordinada aos ditames da sociedade do capital.
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