A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO

Autores

Resumo

O presente artigo resulta de estudos teóricos no processo de doutoramento no currículo do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Discute-se, nesse manuscrito, a relação globalização e educação com base nas transformações que vem ocorrendo na sociedade capitalista, de forma que, estabelecendo as conexões diante da função do Estado como agente de políticas públicas, possamos compreender o processo de internacionalização da educação e nele, a concepção das políticas públicas educacionais, com ênfase na educação profissional nas mais diversas áreas do conhecimento. A literatura consultada fundamenta-se em estudiosos que discutem a relação trabalho e educação no contexto da sociedade capitalista, à luz do referencial marxista. A argumentação assinala como o processo de globalização da economia influenciou na internacionalização da educação, transformando-a em serviço com fins mercadológicos. A educação como mediação de um saber emancipador que prepara os homens e mulheres – sujeitos jovens e adultos – como partícipes de sua história é preterido por uma formação subordinada aos ditames da sociedade do capital.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-IFRN

Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação Profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2017), Especialista em Impactos da Violência na Escola pela FIo Cruz (RJ) (2019), Especialista em Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos pelo CEFET-RN (2007) e Especialização em Didática do Ensino em Geo-Historia pela (2009), Licenciatura em Geografia pela Universidade Potiguar (2002) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1997). Atua como professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte e como Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte-Campus Santa Cruz. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Pública em Educação, Gestão, Legislação, Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.

Maria Aparecida dos Santos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1988). Especialização em formação do educador pela mesma universidade. Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014). Professora da Rede Estadual de Ensino do RN (1986-2012). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006 - 2007). Coordenadora da Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática (IFRN/Campus Macau (2015-2016). Atualmente é docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus São Paulo do Potengi, coordenadora da linha de Política e Práxis da Educação Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP/IFRN- 2018- 2021). A partir de 2021 passou a integrar o grupo de docentes permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, orientando mestrado e doutorado. É membro dos grupos de pesquisa: Educacão, Sociedade e Tecnologia (IFRN), Núcleo de Pesquisa em Educação - NUPED/IFRN e do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OPPEP). Coordenadora dos projetos de Pesquisas: Gestão e financiamento da educação profissional e as perspectivas do PNE (2014-2024): um estudo no âmbito da educação profissional (concluído) e do projeto em parceria com a Universidade de Lisboa ? Políticas de financiamento da educação no Brasil e Portugal em tempos de pandemia (2019-2021): prioridades e garantia do direito à educação. Integrante do Projeto de Pesquisa "Mudanças recorrentes nas políticas educacionais destinadas ao ensino médio: a garantia de que nada se altere". Integrante do Projeto de Pesquisa: "Ensino de Ciências aplicadas como proposta de intervenção na rede pública de ensino: o uso de tecnologias adaptadas ao semiárido como tema norteador. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Associação de Pesquisa em financiamento da Educação (FINEDUCA).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente, nos seguintes temas: valorização do magistério, financiamento da educação básica ( Fundeb), Financiamento da educação profissional, piso salarial, gestão democrática e Programa de Iniciação à Docência (PIBID).

Lenina Lopes Soares Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil; é Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Potiguar; fez Curso de Aperfeiçoamento em Pesquisa em Educação pelo Espaço Oficina de Ciência e Arte; Mestrado e Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora e Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Orientação Educacional, Consultoria em Organização de Instituições Educativas e Pesquisa em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história

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Publicado

28/12/2024

Como Citar

Rocha, R. de C., Ferreira, M. A. dos S., & Silva, L. L. S. (2024). A INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NAS DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. Cuca: Saber Em Foco, 1(2). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/18102