O CINEMA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta a experiência realizada em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Norte. Tem como objetivo discutir a contribuição do uso de Material Multimídia (filmes) para aprofundar a reflexão e o pensamento crítico dos estudantes na disciplina Eletiva “Cinema como fonte de apreensão de problemas sociais” da área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no 1º ano do ensino médio numa Escola de Ensino Médio Semi-Integral de Jandaíra/RN. Para tanto, nos questionamos como o uso de Material Multimídia (filmes) pode promover o aprofundamento da reflexão e do pensamento crítico dos estudantes na disciplina Eletiva “Cinema como fonte de apreensão de problemas sociais” numa visão da sociologia em uma Escola de Ensino Médio Semi-Integral de Jandaíra/RN no ensino médio? A metodologia se fundamenta numa pesquisa bibliográfica, documental e de natureza qualitativa. Os resultados apontaram que o uso de material Multimídia contribui para aprendizagem dos jovens pois possibilita uma aula mais rica, dinâmica, criativa e uma maior interação entre professor e aluno.

Biografia do Autor

Adriana Aparecida Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Sociais, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN em 2013. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, da UFRN (2009). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Tem experiência em pesquisa na área de Direitos Humanos e Violência, com ênfase em Ciência Política, Antropologia e Sociologia e é professora convidada da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no curso de Pedagogia, desde 2008.

Claudenyce Souza, seec/rn

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Graduação em Pedagogia- Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Vale do Salgado (FVS). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Professora do Município de São Miguel-RN, Professora da rede estadual do Rio Grande do Norte (SEEC-RN), atualmente coordenadora do Busca Ativa Estadual do RN e Assessora Pedagógica na Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação e Cultura (CORE/SEEC). Tem interesses pelos seguintes temas: Políticas públicas educacionais; Educação e Infância; Cultura digital; Mídias; Educação e Gestão.

Rodrigo Wantuir Alves de Araújo, Prefeitura Municipal de Riachuelo

Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação - PPGED da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Possui licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA (2003-2006) e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN (2007-2011). Concluiu as seguintes pós-graduações: Especialização em Ensino Aprendizagem de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2007); Especialização em Educação Ambiental e Geografia do Semi-Árido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN (2011); Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2016) e Especialização em Novas Tecnologias e EAD pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN (2020). Desde de 2003 é professor de História da rede pública municipal de Riachuelo-RN e em 2020 iniciou sua docência nos anos iniciais na rede pública estadual em Caiçara do Rio do Vento-RN. Desenvolve trabalhos e pesquisas com as seguintes áreas do conhecimento: cultura escolar, memória, história oral e história da educação.

Downloads

Publicado

28/12/2024

Como Citar

Souza, A. A., Souza, C. D. de, & Araújo, R. W. A. de. (2024). O CINEMA COMO FERRAMENTA DE REFLEXÃO E APRENDIZAGEM. Cuca: Saber Em Foco, 1(2). Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/cuca/article/view/17513

Edição

Seção

Relatos de Experiência