O ENSINO DO CANTO ORFEÔNICO NO BRASIL: Uma breve análise historiográfica da obra didática do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos
DOI:
https://doi.org/10.15628/cuca.2024.14835Resumo
Realiza-se uma análise historiográfica da obra Canto Orfeônico (1940), primeiro volume, de autoria do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). No tocante ao referencial teórico-metodológico, fundamentamo-nos em Certeau (1982) e Xavier (2011) sobre o campo historiográfico, e em Oliveira (2011a, 2011b) sobre o ensino de Música. Como caminho metodológico, foi utilizada a História da Cultura Francesa (NOSELLA; BUFFA, 2013) por meio de análise bibliográfica e documental. Fez-se, assim, necessário observar o lugar social e de escrita de Villa-Lobos, notável membro da sociedade brasileira na primeira metade do século XX, importante representante do modernismo na música, diretor da Superintendência da Educação Musical e Artística (SEMA), responsável e idealizador do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO). Diante de sua atuação no ensino de música, precisamente no canto orfeônico, e em diversas instituições em consonância com os interesses e ideais do Governo do Presidente Getúlio Vargas, a produção de Heitor Villa-Lobos apresenta indícios que a situam dentro da matriz político-institucional.
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