O ENSINO DO CANTO ORFEÔNICO NO BRASIL: Uma breve análise historiográfica da obra didática do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/cuca.2024.14835

Resumo

Realiza-se uma análise historiográfica da obra Canto Orfeônico (1940), primeiro volume, de autoria do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos (1887-1959). No tocante ao referencial teórico-metodológico, fundamentamo-nos em Certeau (1982) e Xavier (2011) sobre o campo historiográfico, e em Oliveira (2011a, 2011b) sobre o ensino de Música. Como caminho metodológico, foi utilizada a História da Cultura Francesa (NOSELLA; BUFFA, 2013) por meio de análise bibliográfica e documental. Fez-se, assim, necessário observar o lugar social e de escrita de Villa-Lobos, notável membro da sociedade brasileira na primeira metade do século XX, importante representante do modernismo na música, diretor da Superintendência da Educação Musical e Artística (SEMA), responsável e idealizador do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico (CNCO). Diante de sua atuação no ensino de música, precisamente no canto orfeônico, e em diversas instituições em consonância com os interesses e ideais do Governo do Presidente Getúlio Vargas, a produção de Heitor Villa-Lobos apresenta indícios que a situam dentro da matriz político-institucional.

Biografia do Autor

Gilmara Costa, IFRN

Possui licenciatura em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e especialização em Educação Profissional, atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Francinaide de Lima Silva Nascimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

é Professora de Didática do IFRN e do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional/PPGEP-IFRN, onde coordena a Linha de Pesquisa História, historiografia e memória da Educação Profissional. Estágio Doutoral e Pós-Doutoral na Universidade de Lisboa. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFRN.

Alzenir Souza da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Possui licenciatura em Pedagogia, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

08/02/2024

Como Citar

Costa, G., de Lima Silva Nascimento , F. ., & Souza da Silva, A. (2024). O ENSINO DO CANTO ORFEÔNICO NO BRASIL: Uma breve análise historiográfica da obra didática do maestro e compositor Heitor Villa-Lobos. Cuca: Saber Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.15628/cuca.2024.14835