O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13832

Palavras-chave:

Jogos didáticos, Ensino de química, Funções orgânicas, EJA.

Resumo

O estudo proposto teve como principal objetivo investigar a utilização de jogo didático na aprendizagem da temática “Funções Orgânicas” em turma da 3ª série do ensino médio na modalidade EJA. Inicialmente verificando os principais “erros” e dificuldades deste tema, o jogo foi acrescentando na metodologia habitual como uma forma de atrair à atenção dos discentes, tornando a aula mais dinâmica e atrativa, amenizando possíveis “erros” detectados em turmas anteriores. A avaliação do jogo foi feita através de questionário afirmativo, no qual o jogo teve uma boa aceitação na turma proposta e o rendimento da turma foi feito através de avaliação bimestral em comparação com a turma B (na qual não foi aplicado o jogo), após comparação verificamos que Turma A teve um rendimento significativamente melhor do que a turma B, desta forma o jogo didático “Bingo das Funções Orgânicas” pode auxiliar e contribui com o processo de ensino-aprendizagem.

Referências

ALMEIDA, C. M. M.; PROCHNOW, T. R.; LOPES, P. T. C. O uso do lúdico no ensino de ciências: jogo didático sobre a química atmosférica. Revista Góndola, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencias (Colombia), v. 11, n. 2, p. 228-239, 2016.

BENEDETTI FILHO, E. et al. Palavras Cruzadas como Recurso Didático no Ensino de Teoria Atômica. Química Nova na Escola, v. 31, n. 2, p. 88-95, 2009.

CUNHA, M. B. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p.92-98, 2012.

GOMES, L. O.; MERQUIOR, D. M.; O uso dos jogos e atividades lúdicas no ensino médio em química. Revista UNIABEU, v.10, n. 24, p. 187-205, 2017.

LACERDA, C. C.; CAMPOS, A. F.; MARCELINO-JR. C. A. C. Abordagem dos Conceitos Mistura, Substância Simples, Substância Composta e Elemento Químico numa Perspectiva de Ensino por Situação-Problema. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 75-82, 2012.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O jogo no ensino de química e a mobilização da atenção e da emoção na apropriação do conteúdo científico: aportes da psicologia histórico-cultural. Revista Ciência e Educação (Bauru), v. 23, n. 2, p. 523-540, 2017.

MESSEDER NETO, H. S.; MORADILLO, E. F. O Lúdico no Ensino de Química: Considerações a partir da Psicologia Histórico-Cultural. Química Nova na Escola, v. 38, n. 4, p. 360-368, 2016.

OLIVEIRA, A. P. S. et al. Uno das Funções Orgânicas: Um Recurso Facilitador para o Ensino de Funções Orgânicas. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), Salvador - BA, Brasil, 2012.

OLIVEIRA, J.S.; SOARES, M. H.F.B.; VAZ, W. F. Banco Químico: um Jogo de Tabuleiro, Cartas, Dados, Compras e Vendas para o Ensino do Conceito de Soluções. Química Nova na Escola, v. 37, n. 4, p. 285-293, 2015.

KOERICH, M. S., et al. Pesquisa-ação: ferramenta metodológica para a pesquisa qualitativa. Revista eletrônica de Enfermagem, v.1, n. 3, p. 717-723, 2009.

KISHIMOTO, T. M. O brinquedo na educação: considerações históricas. Série Ideias, n. 7, São Paulo: FDE, 1994.

_____. O jogo e a educação infantil. São Paulo: Cengage. Learning, 2011.

PEREIRA, J. E.; UEHARA, F. M. G.; NÚÑEZ, I. B. Análise pedagógica das provas discursivas de matemática e química do vestibular da UFRN. Holos, ano 28, v. 3, 2012.

RAMOS, E. S.; SANTOS, F. A. C.; LABURÚ, C. E. O uso da ludicidade como ferramenta para o Ensino de Química Orgânica: o que pensam os alunos.

ACTIO: Docência em Ciências (Curitiba), v. 2, n. 2, p. 119-136, 2017.

Santos, F. R. O uso do lúdico no ensino de Química: Uma visão discente. Revista Gestão Escolar, ISSN:1984-3097, p. 01-24, 2015.

SOARES, M. H. F. B. O lúdico em Química: Jogos e atividades aplicados ao ensino de química. Tese para o título de Doutor em ciências, Universidade Federal de São Carlos – SP, 2004.

Downloads

Publicado

08/02/2024

Como Citar

Dias dos Santos, S. P., & Nascimento Chagas, K. karla. (2024). O JOGO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA NA MODALIDADE EJA - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Cuca: Saber Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13832