NO COMPASSO DO LAZER: a dança e a educação de jovens e adultos

Autores

  • Aniele Fernanda Silva de Assis Morais IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Viviane Cristina Nascimento da Silva Breustedt Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN

DOI:

https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13830

Palavras-chave:

lazer, dança, educação de jovens e adultos

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos – EJA no Brasil, é garantida por lei e apresenta normas e regimentos específicos. Apesar da diversidade, poucas são as possibilidades de lazer dentro da escola. E algumas dificuldades estão fortemente presentes, como: situações lícitas e ilícitas, baixo rendimento e ausência nas aulas; e a ausência de registro formal na gestão de projetos da escola, combinada com a presença de projetos autônomos dos professores e outras dificuldades enfrentadas junto à gestão escolar. A Dança, através da pedagogia de projetos, se apresenta como alternativa de promoção dos componentes curriculares, alinhados à cultura e ao complexo cotidiano enfrentado pelos atores escolares.

Biografia do Autor

Aniele Fernanda Silva de Assis Morais, IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Professora do ensino básico, técnico e tecnológico

Doutora em Lazer

Membro dos grupos de pesquisa GPLES/IFRN e ORICOLÉ/UFMG

Viviane Cristina Nascimento da Silva Breustedt, Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (pólo UFRN). Especializanda em Gestão de Programas e Projetos de Esporte e Lazer na Escola pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Professora da Rede Estadual e Particular de Ensino do Rio Grande do Norte. Com experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e Ginástica Rítmica. 

Referências

ALMEIDA, Anne. Ludicidade como Instrumento Pedagógico, 2009. Disponível em: de https://www.cdof.com.br/recrea22.htm. Acesso em: 13 jul. 2021.

AMARAL, Livaldo de Almeida; COSTA, Leonilde Rodrigues. Causas e Consequências da Evasão Escolar no Ensino de Jovens e Adultos na Escola Municipal “Ezequiel Alves dos Ramos”. Tailândia/PA: 2005. Disponível em: http://files.comunidades.net/livaldoamaral/CAUSAS_E_CONSEQUENCIAS_DA_EVASAO_ESCOLAR.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009

BRASIL. Fundação Escola Nacional de Administração Pública – ENAP. Introdução ao gerenciamento de projetos - Módulo 1. Brasília: Distrito Federal, 2014.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação brasileira. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 13 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Proposta Curricular para a educação de jovens e adultos: segundo segmento do ensino fundamental: 5a a 8a série - Educação Física. (Vol.3). Brasília: Distrito Federal, 2002.

BRASILEIRO, Lívia Tenório. A dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira. Pro-Posições, Campinas, v. 21, n. 3, p. 135-153, set./dez. 2010.

BUENO, Roberta Puccetti Polizio. A arte na diferença: um estudo da relação arte/conhecimento do deficiente mental. Tese de Doutorado – Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2002.

CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer?. São Paulo: Brasiliense, 2003.???

CAPI, André Henrique Chabaribery. Lazer e Esporte nos Clubes Social - Recreativos de Araraquara. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista de Piracicaba. Piracicaba, 2006.

CAVALCANTE FILHO, João da Costa. O uso da pedagogia de projetos como estratégia de ensino e aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos: contribuições para a qualificação profissional. Revista De Estudos E Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (EDUCITEC), n. 3, p. 01-10, 2016.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.

COUTINHO, Silvano da Silva; MAIA, Lerson Fernando dos Santos. Os Conteúdos Culturais do Lazer. In: OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Recreio nas férias: reconhecimento do direito ao lazer. Maringá: EDUEM, 2009.

CRESWELL, John; CLARK, Vicki. Pesquisa de métodos mistos. Porto Alegre: Penso, 2007.

DI PIERRO, Maria Clara Orlando; JOIA, Orlando; RIBEIRO, Vera Masagão. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Caderno CEDES [online], vol.21, nº 55, p. 58-77, 2001.

DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva,1973.

ESCARABOTO, Kellen. Sobre a importância de conhecer e ensinar. Psicologia USP, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 133-146, 2007. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/41942. Acesso em: 13 jul. 2021.

ESPÍNDOLA, Karen. A pedagogia de projetos como estratégia de ensino para alunos da Educação de Jovens e Adultos: em busca de uma aprendizagem significativa em física. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2005.

ESPÍRITO SANTO (Estado). Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo. Caderno de Diretrizes da Educação de Jovens e Adultos. Vitória, ES, 2007.

FALSARELLA, Andrea Pedroni; BERNARDES-AMORIM, Danielle. A importância da dança no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes. Conexões, Campinas, SP, v. 6, p. 306–317, 2008. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637835.Acesso em: 13 jul. 2021.

FIGUEIREDO, Regina; FEFFERMANN, Marisa; SANTOS, Márcia; FREGNANI, Liria Maria Palmigiano; BICO, Rosamaria Fredo; ALMEILDA, Nilton César;

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

GODTSFRIEDT, Jonas. Prática do lazer: uma revisão de conceitos, barreiras e facilitadores. Revista Digital - Buenos Aires, n.142, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd142/pratica-do-lazer-umarevisao-de-conceitos.htm. Acesso em: 13 jul. 2021.

GOMES, Nilma Lino. Trajetórias escolares, corpo negro e cabelo crespo: reprodução de estereótipos ou ressignificação cultural?. Revista Brasileira de Educação, n. 21, 2002.

LOPES, Selva Paraguassu; SOUSA, Luzia Silva. EJA: Uma Educação Possível ou Mera Utopia?. Revista Alfabetização Solidária (Alfasol), n. 5, 2005.

MAIA, Antonia Medeiros Coêlho; MOTA, Erisliana Soares; DIAS, Gercino De Almeida; DOURADO, Irene Tavares. A intervenção sobre o uso de drogas com os estudantes da EJA, do 4º período do segundo segmento no contexto da Escola Municipal Nova Friburgo. Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania com Ênfase em EJA/2014-2015. Universidade de Brasília. Brasília, 2015.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1996a.

______. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996b.

______. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: Sesc, 1980.

_______. Lazer e Educação. Campinas: Papirus, 1996.

MARQUES, Ana Isabel. A educação e o lazer. Millenium – Journal of Education, Technologies and Health, v.10, 1998.

MARTINS, Rachel Cruz. Projetos de Ensino na prática pedagógica do professor da educação básica. Dissertação de Mestrado. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2005.

MELLO, Guiomar Namo de. Educação escolar brasileira: o que trouxemos do século XX?. Porto Alegre: Artmed, 2004.

PORFÍRIO, Breno Júnior; REIS, Deyse Almeida dos. As condições de pobreza e a evasão escolar no Ensino Médio: Estudos de casos do município de Pains/MG. Revista Educação Pública, v. 20, nº 41, 27 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/41/as-condicoes-de-pobreza-e-a-evasao-escolar-no-ensino-medio-estudos-de-casos-do-municipio-de-painsmg. Acesso em: 13 jul. 2021.

PRADO, Maria Elisabette Brisola Brito. Pedagogia de Projetos. Se?rie “Pedagogia de Projetos e Integração de Mídias”. Boletim do Salto para o Futuro - Série Tecnologia e Currículo (TV ESCOLA), setembro, 2003.

RENNER, Lucimar Rigo. A importância da pedagogia de projetos. Universidade Federal de Santa Maria. Monografia de Especialização. Santa Maria, 2010.

RIBEIRO JÚNIOR, Welton Alves; SOUZA, Robécia Graciano de; CRUZ, Elaine Regina Batista da; LEITE, Anileide Gomes; ALMEIDA, Lúcia Maria. Prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar: ações do pibid no processo de sensibilização e conscientização. Carpe Diem: Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, [S. l.], v. 14, n. 1 esp., p. 31–42, 2016. Disponível em: https://periodicos.unifacex.com.br/Revista/article/view/694. Acesso em: 13 jul. 2021.

ROSA, Marilda Campos. O Ambiente Escolar e as Orientações para o Educar na Prevenção de Drogas: uma proposta de intervenção. Monografia de Especialização. Universidade Federal do Paraná. Foz do Iguaçu, 2013.

SARAIVA, Maria do Carmo Oliveira. Dança e formação: relações com o Lazer. In: XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 2007, Recife. XV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE; II CONGRESSO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS DO ESPORTE. Política Científica e produção do Conhecimento em Educação física, 2007.

SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo Virtual do lazer - contemporizando Dumazedier. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, [S. l.], v. 6, n. 2. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1468. Acesso em: 13 jul. 2021.

SILVA, Cintia Lopes da; SILVA, Tatyane Perna. Lazer e Educação Física: textos didáticos para a formação de profissionais de lazer. São Paulo: Editora Papirus, 2012.

SILVA, Débora Alice Machado da; STOPPA, Edmur Antonio; ISAYAMA, Helder Ferreira; MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.); MELO, Victor Andrade de. A importância da recreação de lazer. Brasília: Gráfica e Editora Ideal, 2011.

SILVESTRE, Ana Cristina Oliveira Marques; NETO, Arthur Marques de Almeida. A Dança no Contexto de Lazer: percepções dos alunos e contribuições na relação Ensino-Aprendizagem no Curso Superior de Educação Física. In: ANAIS DO III ENCONTRO CIENTÍFICO DA ANDA. Bahia, 2013.

SIQUEIRA, Danilo Martins. Ocorrência de violência e drogas envolvendo alunos de escolas municipais de Diadema - São Paulo. Revista do Laboratório de Estudos da Violência da UNESP/Marília, n. 10, p. 87-106, 2012. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/levs/article/view/2640. Acesso em: 13 jul. 2021.

SOUZA, Amanda dos Santos Rêda de. Projetos de ensino como estratégia para implementação eficaz de projetos de trabalho: uma experiência em matemática no ensino fundamental no SESI-BH. Dissertação de Mestrado. Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.

TURNER, Brian S. Corpo e Sociedade. São Paulo: Ideias e Letras, 2014.

UNESCO. Declaração de Hamburgo sobre Educação de Adultos. In: Educação de jovens e adultos: uma memória contemporânea 1996- 2004, Brasília: MEC; UNESCO, 2004. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ue000006.pdf. Acesso em: 13 jul. 2021.

Downloads

Publicado

08/02/2024

Como Citar

Morais, A. F. S. de A., & Breustedt, V. C. . N. da S. (2024). NO COMPASSO DO LAZER: a dança e a educação de jovens e adultos. Cuca: Saber Em Foco, 1(1). https://doi.org/10.15628/cuca.2024.13830