ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE JANUÁRIA: PERCURSO HISTÓRICO, REGIONALIDADE, PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Bruno Vieira da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Helder de Moraes Pinto Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri http://orcid.org/0000-0001-7454-5191

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2020.8539

Palavras-chave:

Palavras-Chave, História da Educação Profissional. Práticas de ensino. Potencial da Cultura Local. Cultura Ribeirinha.

Resumo

O presente artigo utiliza-se da análise histórica para investigar um objeto no campo da educação profissional; trata-se da Escola Técnica Federal de Januária e sua busca de alternativa que propiciasse o progresso econômico regional, no final do século XX. Investigação de natureza qualitativa, esta pesquisa desenvolveu-se a partir dos métodos da pesquisa bibliográfica e documental, em arquivos da própria Escola e do Ministério da Educação. Os resultados da análise demonstram que a citada instituição, tomando como referência características e potencialidades duma região, dentro da grande bacia hidrográfica do Médio São Francisco, utilizou o curso Técnico em Agropecuária para assumir o papel de fomentadora da produção econômica, a partir da educação profissional, no âmbito da potencialidade da cultura ribeirinha.

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Biografia do Autor

Helder de Moraes Pinto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutor em Educação pela FaE-UFMG, na linha de história da educação, com estágio de pesquisa na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, Bolsista CAPES. Atualmente é professor e orientador no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UFVJM. E-mail: helder.pinto@ufvjm.edu.br.

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Publicado

30/03/2020

Como Citar

DA SILVA, Bruno Vieira; PINTO, Helder de Moraes. ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE JANUÁRIA: PERCURSO HISTÓRICO, REGIONALIDADE, PRÁTICAS EDUCATIVAS. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 18, p. e8539, 2020. DOI: 10.15628/rbept.2020.8539. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/8539. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

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