POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE TECNOLOGIA E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2017.5561

Palavras-chave:

Tecnologia, Formação profissional docente, Competências.

Resumo

O presente artigo é resultado de várias atividades desenvolvidas na disciplina Fundamentos para a Formação de Professores do Ensino Tecnológico do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (MPET/IFAM). O objetivo geral é discutir a formação profissional docente, trazendo a concepção do conceito de tecnologia e abordando as competências como tendência na formação de professores. Foram realizadas atividades, como: fichamentos, resumos, levantamentos de ideias e conceitos relevantes, tendo como sustentação teórica Ferreti (2002); Imbernón (2006), Oliveira (2008), Pinto (2005), Penã (2003), Ghedin (2009), Perrenoud (1999). De maneira mais específica pretendemos: (1) discutir algumas concepções do termo tecnologia, em que procuramos estabelecer algumas classificações; (2) mostrar o conceito de competência e seu processo formativo e (3) articular o conceito de tecnologia com as novas competências de ensinar, segundo Philippe Perrenoud. O artigo está organizado em cinco partes: (a) introdução com abordagem geral de todo o trabalho; (b) o conceito de tecnologia: sentidos do termo; (c) O conceito de competências: uma visão formativa; (e) para além do conceito de tecnologia: as competências e a formação docente e (e) considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Erlande D Ávila D Ávila Nascimento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC

Erlande D avila do Nascimento Mestrando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas - IFAM, concluiu especialização em Planejamento e Gestão Escolar na Educação Básica em 2009. Licenciado em Ciências 1° grau e Habilitação em Física em licenciatura plena pela Universidade Federal do Acre. Atualmente é Professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, campus Rio Branco. Desde 2002 é professor de Física, onde atua na área de Energia, Meio ambiente e Educação. Ministra disciplinas como: Física I,II e III, Física Aplicada, Eletricidade Básica e Eletrônica Basica nos cursos técnicos. Trabalhou em diversas escolas públicas e particulares de Ensino básico onde desenvolveu diversos projetos. Participou como Orientador de projetos da FEBRACE-USP, OBA, OBF e DNA.

Rosa Oliveira Marins Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAM

Rosa Oliveira Marins Azevedo é Doutora Doutor em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de pós graduação em Educação em Ciencias e Matemática Rede Amazônica de Educação em Ciencias e Matemática polo: Universidade Federal do Amazonas - UEA

Referências

FERRETI, Celso João. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n.81, p. 299-306, dez. 2002.

FONTANA, Roseli; CRUZ, Nazaré. Psicologia do Trabalho Pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.

GHEDIN, Evandro. Tendências e dimensões da formação do professor na contemporaneidade. In: CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇAO FÍSICA ESCOLAR, 4. 2009, Londrina. Anais...Londrina 2009: UEL, 2009. p.1-28

OLIVEIRA, Eva Aparecida. A técnica, a techné e a tecnologia. Itinerarius – Revista Eletrônica do curso de Pedagogia do Campus Jataí, UFG, vol. 2, n. 5, jul/dez. 2008, p. 1-13. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/ritref/article/download/20417/11905

PERRENOUD, Philippe. Avaliação da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

PERRENOUD, Phillipe et al. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da educação.1. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2002.

PIMENTA, Neylanne Aracely de Almeida. A formação de professores orientada por competência: análise de conceitos e de um curso no Estado do Amazonas. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2002 (Tese de Doutorado).

PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

PINTO, Álvaro Vieira. O Conceito de Tecnologia. Rio Janeiro: Contraponto, 2005. 2v.

Downloads

Publicado

18/12/2017

Como Citar

NASCIMENTO, Erlande D Ávila D Ávila; AZEVEDO, Rosa Oliveira Marins. POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE OS CONCEITOS DE TECNOLOGIA E COMPETÊNCIAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 13, p. 65–72, 2017. DOI: 10.15628/rbept.2017.5561. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5561. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.