PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2016.3521

Palavras-chave:

Planos Nacionais de Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional.

Resumo

Este artigo, baseado em análise documental e revisão bibliográfica, tem como objetivo discutir as relações entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional no âmbito dos Planos Nacionais de Educação (2001- 2010; 2014 -2024). Para esse fim, contextualizamos as políticas públicas brasileiras direcionadas ao público daquela modalidade, delineamos a historicidade do PNE e refletimos sobre as metas e objetivos/estratégias apontadas nos Planos decenais, observando os interesses do mercado e perspectivas de concretização. O embasamento teórico sobre políticas públicas e Estado dá-se em Santos (2010) e Poulantzas (2000); sobre Educação de Jovens e Adultos, em Christofoli (2010) e Jardilino e Araújo (2014). Para a fundamentação das discussões documentais sobre os Planos, utilizamos Saviani (1998), Horta (1982), Mendonça (2002), Dourado (2010) e Di Pierro (2010).

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Biografia do Autor

Mylenna Vieira Cacho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Graduação em Letras pela UFRN; 

Especialista em Educação de Jovnes e Adultos pela UFRN;

Especialista em Literatura e Ensino pelo IFRN;

Mestranda em Educação pelo IFRN.

Dante Henrique Moura, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutor em Educação

Referências

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Publicado

15/06/2016

Como Citar

CACHO, Mylenna Vieira; MOURA, Dante Henrique. PLANOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO: TRAVESSIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS INTEGRADA COM A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 10, p. 75–84, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2016.3521. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3521. Acesso em: 29 mar. 2024.

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