FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E DIDÁTICA POR UM ENSINO DE QUÍMICA ATRATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2012.3462

Palavras-chave:

Formação docente, ensino, reflexão, saberes didáticos

Resumo

O ensino de Química está no centro das preocupações de muitos pesquisadores e estudiosos da educação, pois, apesar de sua importância, tem sido considerado, por muitos alunos, como complicado, de difícil aprendizagem, enfadonho e por isso mesmo desinteressante. Muitos não conseguem tornar o ensino interessante e buscam soluções em procedimentos didáticos, acreditando que estes trarão a resposta. Tal realidade expressa uma problemática: como tornar o ensino de Química atrativo e produtor de conhecimento, utilizando os saberes didáticos? Nesse artigo tentou-se atingir essa problemática atrelada ao eixo temático que é Formação de professores para a Educação Profissional. Esse trabalho tem como objetivo analisar a importância da reflexão e dos saberes didáticos para a formação docente tendo como foco um ensino atrativo e produtor de conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de campo, com o uso de entrevista e observação. O caminho metodológico compreendeu momentos de leitura, reflexão e apresentação de uma Mostra Didática realizada em duas escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Zé Doca-MA. Os resultados revelam que o exercício da reflexão aliado aos saberes didáticos oferecem uma experiência formadora indispensável à construção individual dos saberes profissionais.


 

 

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente, Ensino, Reflexão, Saberes didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Rejane Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnoloiga do Maranhão IFMA Campus Zé Doca

Trabalho como Pedagoga no IFMA Campus Zé Doca na Coordenadoria de Atividades Pedagógicas(CAP) e sou formada em Pedagogia.

Regina Celia de Morais Alves, Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Zé Doca

Trabalho como Professora de Educação do IFMA Campus Zé Doca e sou ligada a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino - DDE

Mailson Martinho, Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Zé Doca

Trabalha como Técnico em Assuntos Educacionais(TAE) e é ligado a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino( DDE)

Antonia Gomes do Nascimento Gomes Nascimento, Instituto Federal do Maranhão IFMA Campus Zé Doca

Trabalha como professora da área de Administração e é ligada a Diretoria de Desenvolvimento de Ensino( DDE)

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva.8.ed. São Paulo: Cortez, 2011.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Rumo a uma nova didática. 20. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa. Sujeitos e saberes, movimento de auto-reforma da escola: In: MENDES SOBRINHO, José Augusto de Carvalho: CARVALHO, Marlene Araújo de (Orgs). Formação de professores e práticas docentes: Olhares contemporâneos. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

OLIVEIRA, Henrique Rolim Soares. A Abordagem da Interdisciplinaridade, Contextualização e Experimentação nos livros didáticos de Química do Ensino Médio. Monografia (Curso de Licenciatura em Química). Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza – CE, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes Pedagógicos e atividade docente.5.ed. São Paulo: Cortez, 2007.

PINTO, Álvaro Vieira. Sete lições sobre educação de adultos. 16. Ed. São Paulo: Cortez, 2010.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Downloads

Publicado

25/01/2016

Como Citar

GOMES, Vera Rejane; ALVES, Regina Celia de Morais; MARTINHO, Mailson; NASCIMENTO, Antonia Gomes do Nascimento Gomes. FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO E DIDÁTICA POR UM ENSINO DE QUÍMICA ATRATIVO. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 5, p. 2–11, 2016. DOI: 10.15628/rbept.2012.3462. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/3462. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

> >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.