Currículo integrado e Educação politécnica: concepções e percepções no Ensino Médio Integrado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/rbept.2021.10657

Palavras-chave:

Currículo integrado. Educação politécnica. Ensino médio integrado.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa que tem como objetivo analisar as concepções e as percepções sobre o currículo integrado do ensino médio com a formação profissional, numa discussão na perspectiva da educação politécnica que concebe a formação humana plena. Foi realizada a revisão da literatura, análise documental e aplicação de questionários com professores e pedagogos. Os achados da pesquisa indicam que existem percepções que apontam para um currículo justaposto cuja proposta coaduna com uma dualidade entre formação geral e profissional, sem integração curricular. Conclui-se que cabe a necessidade de reflexão sobre os fundamentos do ensino médio integrado para que o currículo e a prática docente estejam na direção da educação politécnica.

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Biografia do Autor

Claudia Maria Bezerra da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga com Especialização em Psicopedagogia e Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica.

Doutoranda em Educação Matemática e Tecnológica.

Pedagoga na Universidade Federal de Pernambuco, onde atua na Coordenação Pedagógica do Centro de Tecnologia e Geociências.

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Publicado

17/05/2021

Como Citar

SILVA, Claudia Maria Bezerra da. Currículo integrado e Educação politécnica: concepções e percepções no Ensino Médio Integrado. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 1, n. 20, p. e10657, 2021. DOI: 10.15628/rbept.2021.10657. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10657. Acesso em: 29 mar. 2024.

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