LETRAMENTO: ENTRE CONTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Gisely Karla de Medeiros Carvalho Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) https://orcid.org/0000-0001-6303-2649
  • Charlise Katiene Ferreira de Mendonça Dantas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)
  • Moisés Alberto Calle Aguirre Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.8240

Palavras-chave:

projeto de extensão, letramento, contos, histórias em quadrinhos

Resumo

Apresenta o desenvolvimento e o impacto do projeto de extensão “Ações de Letramento Familiar: a transmissão da cultura são-gonçalense” desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O projeto extensionista levou para uma escola de zona rural atividades que visavam despertar nos alunos o reconhecimento de eventos e práticas de letramento, para que a partir disso eles pudessem perceber quais as suas principais demandas relacionadas à leitura e à escrita e, ao mesmo tempo, refletir acerca de aspectos socioculturais de seu contexto. Esse trabalho foi desenvolvido com a realização de oficinas que permitiram aos alunos explorar socialmente a escrita através de produções textuais próprias. Nessa perspectiva, ações que fizeram uso de diversos gêneros textuais foram empreendidas, entretanto, destacam-se aqui os contos e as histórias em quadrinhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisely Karla de Medeiros Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestra em Demografia (PPGDEM/UFRN - 2017). Especialista em Leitura e Produção de Textos (PPgEL/UFRN - 2014). Graduada em Letras - Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Literaturas (UFRN - 2007). Graduanda de Biblioteconomia (UFRN). 

Charlise Katiene Ferreira de Mendonça Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Pedagoga (UFRN - 2018). Aluna do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática em uma Perspectiva Transdisciplinar (IFRN)

Moisés Alberto Calle Aguirre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutor pela UFRN, Doutor em Demografia pela UFMG, Mestre em Demografia pela UFMG e Graduação em Sociologia pela Universidad Mayor de San Andres. Pesquisador e Professor Associado I do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais. 

Referências

AMARILHA, M. (2009, set./dez.) História em quadrinhos e literatura infantil: a paródia na formação do leitor. Revista Educação em Questão, 36 (22), 56-73, Natal.

AZEVEDO, R. (1999) Literatura infantil: origens, visões da infância e certos traços populares. Recuperado de http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Literatura-infantil.pdf

AZEVEDO, R. (2001) Elos entre a cultura popular e a literatura. Recuperado de http://www.ricardoazevedo.com.br/wp/wp-content/uploads/Elos-entre-cultura-popular-e-literatura.pdf

BOSI, A. (1975) O conto brasileiro contemporâneo. São Paulo: Cultrix.

BRASIL. (1997) Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental.

CALANGO LENGO. (2008) Morte e Vida Sem ver Água. Direção de Fernando Miller. Animação, 10 min. 35mm. São Paulo. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=bh5GtyP0PK4

CASCUDO, L. C. (2002) Contos tradicionais do Brasil. (18a ed.). Rio de Janeiro: Ediouro.

COE, R. M. (2002) The new rhetoric of genre: writing political briefs. (pp. 197-210). In: JOHNS, A. M. (Ed.). Genre in the classroom: multiple perspectives.

KLEIMAN, A. B. (2000) O processo de aculturação pela escrita: ensino de forma ou aprendizagem da função? (pp. 223-243). In: KLEIMAN, A. B., & SIGNORINI, I. (Orgs.). O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artes Médicas do Sul.

KLEIMAN, A. B. (2007) O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. (Projeto Temático Letramento do Professor). UNICAMP.

MARCUSCHI, L. A. (2009) Gêneros Textuais & Ensino. (5a ed.). São Paulo: Lucerna.

NUNES, L. P., & TRESCASTRO, L. B. (2016, jul./dez.) Do filme à história em quadrinhos: um trabalho de retextualização no 4º ano do ensino fundamental. Entrepalavras, 6 (2), 353-369, Fortaleza.

OLIVEIRA, M. S. (2010) Gêneros textuais e letramento. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 10 (2), 325-345, Belo Horizonte.

SANTOS, R. E., & VERGUEIRO, W. (2012, jan./abr.) Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. EccoS Revista Científica, (27), 81-95, São Paulo.

SCLIAR, M. (2002) O conto se apresenta. São Paulo: Editora Cia. das Letrinhas.

STREET, B. (2014) Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. (M. Bagno, Trad.) São Paulo: Parábola Editoria.

TAVARES, L. H. M. C. (2010, jul./dez.) Gêneros e multimodalidade discursiva nas histórias em quadrinhos. Revista Prolíngua. 5(2).

Downloads

Publicado

24/12/2019

Como Citar

Carvalho, G. K. de M., Dantas, C. K. F. de M., & Aguirre, M. A. C. (2019). LETRAMENTO: ENTRE CONTOS E HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. HOLOS, 7, 1–13. https://doi.org/10.15628/holos.2019.8240

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.