Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil, Conceito de espaço, Ciência geográfica, Atuação docente, Espontaneísmo

Resumo

A pesquisa objetivou responder quais são as estratégias de orientação aos professores e quais são as ações propostas pelos responsáveis para qualificar o ensino de geografia na Educação Infantil, no âmbito da 5ª CRE, que acarretam ganhos para a constituição do conceito de espaço pelas crianças. Por meio de análise documental e entrevista semiestruturada, foram analisados os referenciais curriculares, identificadas estratégias de incentivo das Secretarias; observada a fundamentação do RCNEI e identificada a atuação dos professores. Amparando-se mormente em Barbosa e Horn, Almeida e Piaget, concluiu-se que, quando o conceito de espaço é trabalhado, isso ocorre em caráter espontaneísta, desprovido de claros objetivos e sem entendê-lo enquanto saber estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Isabel Pieper, Secretaria Municipal de Educação de Pelotas

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Pelotas. Graduada em Licenciatura em Geografia pela mesma Universidade. Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil da rede pública municipal de Pelotas

Gomercindo Ghiggi, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Priscila Monteiro Chaves, Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pelotas. Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

Referências

ALMEIDA, P. N. (1995) Educação Lúdica: técnicas e jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola.

ALMEIDA, R. D.; JULIASZ P. C. S. (2014) Espaço e tempo na Educação Infantil. São Paulo: Contexto.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. (2008) Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed.

BARBOSA, M. C. S.; RICHTER, S. R. S. (2015) Campo de Experiência: uma possibilidade para interrogar o currículo. In: FINCO, D; BARBOSA, M. C. S.; FARIA, A. L. G. (Orgs.). Campos de experiências na escola da infância: contribuições italianas para inventar um currículo de educação infantil brasileiro. Campinas-SP: Edições Leitura Crítica. pp. 185-198.

FLORES, M. L.; PERONI, V. M. V. (2018) Políticas públicas para a educação infantil no Brasil: desafios à consolidação do direito no contexto emergente da nova filantropia. In: Roteiro. V.03, nº1, p. p. 133-154, jan./abr.

BARDIN, L. (2000) Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BRASIL. (1998) Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a educação infantil – Brasília: MEC/SEF.

_____. (2008) Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil. Brasília.

_____. (2010) Diretrizes curriculares nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC.

CASTELLAR, S. M. V. (2000) Alfabetização em Geografia. Espaços da escola. Ijuí, v.10, nº37, p.29-46, julho/setembro.

FREIRE, P. (2009) Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 1ed. São Paulo: Olho d'Água.

FREIRE, P. (2005) Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.

GHIGGI, G. et al (2017) A obsolescência do aspecto político da profissão docente e o tema gerador. In: Educação Unisinos. V. 21, n. 3, setembro/dezembro.

HORN, M. G. S. (2004) Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed.

KRAMER, S. (2006) As crianças de 0 a 6 anos nas políticas educacionais no Brasil: educação infantil e/é fundamental. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, out.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. (1986) Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

MINAYO, M. C. S. (2000). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 15. ed. Petrópolis: Editora Vozes.

PIAGET, J.; INHELDER, B. (1993). A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas.

PIAGET, J. (1973) A noção de tempo na criança. Rio de Janeiro: Record.

PIAGET, J. (1971) A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. (2006) Metodologia de pesquisa. 3ªedição. São Paulo: McGraw-Hill.

SEVERINO, A. J. (2006) Formação, perfil e identidade dos profissionais da educação: a propósito das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de professores. Artes e técnicas. Ciências e Políticas. São Paulo, Editora da UNESP.

Downloads

Publicado

23/09/2018

Como Citar

Pieper, C. I., Ghiggi, G., & Chaves, P. M. (2018). Orientações para a docência na Educação Infantil e a constituição do conceito de espaço. HOLOS, 3, 272–288. Recuperado de https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6903

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.