Editorial - Dossiê Educação Escolar e Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.4654

Palavras-chave:

Educação, Educação Escolar, educação social, educação básica

Resumo

A estratégia de reservar alguns volumes anualmente para publicações voltadas para temas específicos está no escopo da HOLOS, caso desta, a qual trata sobre a temática “educação escolar e social”. É fruto da colaboração com o I Seminário Pedagógico Hispano-Brasileiro: práticas escolares e socioeducativas ocorrido na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madri-UCM, em novembro de 2015.

O primeiro artigo traz uma discussão sobre o papel da Arquidiocese de Natal no pós-segunda guerra mundial e as ações que extrapolaram o culto puramente individual, voltando-se para práticas sociais, particularmente com a criação do Serviço de Assistência Rural-SAR, em 1949. Os desdobramentos resultaram em um apostolado diferente do até então praticado, tais como, missões rurais, cooperativas de produção artesanal, sindicatos rurais, escolas de alfabetização pelo rádio e formas inovadoras de organização das comunidades.

O segundo artigo trata das práticas de educação socioeducativas em São Luís, Estado do Maranhão, Brasil. O trabalho apresenta resultados do conhecimento da infância, suas concepções, suas concepções, seus cuidados, assistência e sua educação não escolar durante as primeiras décadas do século XX.  O terceiro artigo apresenta experiências escolares para a infância desvalida no período do império no Brasil.

O artigo seguinte traz uma discussão sobre o movimento da economia solidária e suas diretrizes educativas, já o sexto artigo aborda o impacto da sociedade tecnológica globalizada e os impactos na cidadania. O sétimo trabalho relata a importância da pedagogia social nas universidades europeias e a implantação nas universidades latino-americanas. A descrição das etapas do desenvolvimento como disciplina científica e concepções é apresentada como referência à Universidade Complutense de Madri.

A oitava colaboração apresenta pesquisa sobre envelhecimento educacional, realizada no período entre 2000-2014 em revistas espanholas disponíveis no Journal Citation Report. A publicação seguinte apresenta práticas escolares do Jardim de Infância Modelo de Natal, Rio Grande do Norte no período entre 1950-1960, como instituição de educativa de relevância para história social da infância no Brasil.

O décimo artigo aborda uma investigação sobre a pedagogia nas cidades com base na obra As cidades invisíveis de Ítalo Calvino. O artigo seguinte apresenta a “teoria da inteligência unidiversa” que se enfatiza que a inteligência é uma faculdade unitária e múltipla. Sob a ótica educativa, o reconhecimento intelectual implica no compromisso de despertar a inteligência básica em cada um dos estudantes, de modo a despertar as potencialidades e suas limitações são compensadas.

O último artigo apresenta investigação acerca da educação escolar no Rio Grande do Norte ao longo do século XX, com ênfase nos grupos escolares: sua organização, seus professores, sua cultura escolar, suas relações com a normatização, entre outros aspectos.

Enfim, a integração entre os pesquisadores espanhóis e brasileiros constituiu este dossiê denominado “Educação Escolar e Social”, como ação de cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Universidade Complutense de Madri e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte.

Convido-os a uma ótima leitura!

 

Natal, 18 de setembro de 2016.

 

 

Prof. José Yvan Pereira Leite                                               

Profª Marlúcia Menezes de Paiva

Profª Olívia de Medeiros Neta

Prof. Valentín Martínez-Otero Pérez

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Yvan P. Leite, Laboratório de Tecnologia Mineral Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Prof Tecnologia Mineral

Marlúcia Menezes de Paiva, Centro de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. do Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Olívia de Medeiros Neta, Centro de Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Profa. Dra. do Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Valentín Martínez-Otero Pérez, Universidad Complutense de Madrid Espanha

Profesor-Doctor de la Universidad Complutense de Madrid

Downloads

Publicado

18/09/2016

Como Citar

Leite, J. Y. P., Paiva, M. M. de, Medeiros Neta, O. de, & Pérez, V. M.-O. (2016). Editorial - Dossiê Educação Escolar e Social. HOLOS, 5, 1–2. https://doi.org/10.15628/holos.2016.4654

Edição

Seção

EDITORIAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.