FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.2916

Palavras-chave:

Formação docente, Educação Profissional, Formação pedagógica

Resumo

Este estudo teve por finalidade analisar a formação profissional e o perfil do docente que atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu. O referencial teórico contemplou diversas concepções teóricas a respeito da formação docente e formação para a educação profissional. Identificou-se que ainda são poucas as pesquisas que tratam especificamente da educação profissional. A metodologia utilizada pautou-se em entrevistas com os docentes, feitas por meio de questionários contendo questões abertas e fechadas. No total foram entrevistados 33 docentes. Constatou-se que em geral o docente que ingressa na instituição pesquisada possui experiência docente anterior. Além disso, percebeu-se a carência dos docentes quanto à formação pedagógica e a discordância de grande parte dos entrevistados quanto à diversidade de modalidades existentes nos Institutos Federais. Os resultados também revelam que a formação pedagógica constitui-se necessária também aos licenciados, devido o fato dos mesmos não considerarem sua formação inicial como suficiente para atuação docente.

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Biografia do Autor

Terezinha Rosa de Aguiar Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Paracatu

Mestre em Educação na Universidade de Brasília (2014). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e especialização em Docência do Ensino Superior e Planejamento Educacional pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas - INCISOH (2013). Atualmente é Professora de Gestão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu.

Área: Educação, Administração Financeira e Administração da Produção

João Felipe Souza, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Paracatu

Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Câmpus Paracatu.

Área: Educação, Informática, Linux.

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Publicado

23/09/2018

Como Citar

Souza, T. R. de A., & Souza, J. F. (2018). FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PERFIL DOCENTE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UM ESTUDO NO IFTM - CÂMPUS PARACATU. HOLOS, 3, 303–313. https://doi.org/10.15628/holos.2018.2916

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ARTIGOS

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