EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.2666

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Tecnologia da Informação e Comunicação, Prática Docente

Resumo

A instituição escolar tem sido apontada como o lócus de estudos e análises de fenômenos educacionais. As implicações aqui discutidas fizeram parte de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como os professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) se posicionavam frente ao desafio da utilização das novas tecnologias da informação e da comunicação na prática educacional, após a proposta de programa denominada “Nova EJA”, implementada pela Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC). Os sete questionários foram analisados com base nos estudos do novo papel do professor de Lévy (1993, 2005) e das competências e habilidades necessárias à prática docente de Tardif (1991, 2000, 2014). Os resultados assinalaram que para além da infraestrutura necessária ao uso das tecnologias na escola, os docentes apontaram para a necessidade de construção de conhecimentos nos cursos de formação profissional inicial, sendo entendido como uma das formas de viabilizar uma atuação pedagógica que relacione positivamente educação e novas tecnologias.

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Biografia do Autor

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Professora de Educação Básica. Doutoranda e Mestra em Cognição e Linguagem. Especialista em Educação Básica integrada à Educação Profissional na modalidade de Jovens e Adultos e licenciada em Pedagogia.

Carlos Henrique Medeiro de Souza, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Professor associado e coordenador da Pós-graduação em Cognição e Linguagem. Doutor em Comunicação e Cultura; Mestre em Educação; Especialista em informática e produção de software; Bacharel em direito e informática; e Licenciado em Pedagogia.

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).

Professor associado,doutor em Sociologia Política, Mestre em Cognição e Linguagem e graduado em Administração Pública.

Referências

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Publicado

20/04/2016

Como Citar

da Silva, C. B., de Souza, C. H. M., & do Carmo, G. T. (2016). EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL. HOLOS, 2, 312–325. https://doi.org/10.15628/holos.2016.2666

Edição

Seção

ARTIGOS

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